Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/600
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Compreensão leitora de charges animadas: um estudo de caso |
Autor(es): | Souza, Cristiani Martins de |
Primeiro Orientador: | Andersen, Elenice Maria Larroza |
Resumo: | Este é um trabalho de pesquisa que objetiva verificar como acontece a compreensão leitora de alunos a partir do gênero charge animada. O procedimento metodológico utilizado para coletar dados foram os resumos escritos por alunos de 8º ano do ensino fundamental que assistiram a duas charges animadas, escrevendo o que compreenderam sobre elas. Parte-se do princípio de que o uso das novas tecnologias é algo imprescindível em sala de aula, pois estudos mostram que quando bem trabalhadas podem surtir um ótimo resultado, desenvolvendo e ampliando a capacidade leitora do aluno. Além disso, afirma-se a importância da linguagem não-verbal na escola, pois essa se faz cada vez mais presente em provas do governo como o ENEM e o PISA. Através dos dados coletados, pode-se comprovar o quanto os alunos ainda estão ligados ao verbal, esquecendo-se de outros elementos paralinguísticos próprios do gênero charge animada. Por isso, conclui-se que a falta de atividade pedagógica que estimule a percepção e compreensão desses elementos dificulta a compreensão leitora do aluno na escola e também fora dela. |
Resumen : | This is a research project that aims to verify how the reading comprehension of students from the animated cartoon genre. The method used to collect data summaries were written by students from 8th grade of elementary school who watched two animated cartoons, writing what they understand about them. We depart from the principle that the use of new technologies is something essential in the classroom, because studies show that when well worked can have a great result, developing and expanding the capacity of the student reader. In addition, states the importance of nonverbal language in school, because it was becoming ever more present in the government's evidence as ENEM and PISA. Through the data collected can check how much students are still connected to the verbal, forgetting the other elements of the genre paralinguistic own animated cartoon. Therefore, we conclude that the lack of educational activity that encourages awareness and understanding of these elements makes difficult the reading comprehension of students in school and beyond. |
Palabras clave : | Letras Compreensão leitora Compreensão de texto Educação Ensino Tecnologias em educação Tecnologia Charge animada ENEM Charge PISA Aprendizagem Linguagem não-verbal Linguagem Linguística Letters Reading comprehension Text comprehension Education Teaching Education technology Technology Lively charge Paralinguistic elements ENEM Charge Elementos paralinguísticos PISA Learning Nonverbal language Language Linguistics |
CNPQ: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Campus: | Campus Bagé |
Tipo de acesso: | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/600 |
Fecha de publicación : | 18-jul-2011 |
Aparece en las colecciones: | Licenciatura em Letras - Português |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Cristiani.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Letras da Universidade Federal do Pampa, como requisito parcial para obtenção do Título de Licenciado em Letras | 1.95 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons