???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/600
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Andersen, Elenice Maria Larroza-
dc.creatorSouza, Cristiani Martins de-
dc.date.accessioned2016-10-17T16:07:39Z-
dc.date.available2016-10-17T16:07:39Z-
dc.date.issued2011-07-18-
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/600-
dc.description.abstractThis is a research project that aims to verify how the reading comprehension of students from the animated cartoon genre. The method used to collect data summaries were written by students from 8th grade of elementary school who watched two animated cartoons, writing what they understand about them. We depart from the principle that the use of new technologies is something essential in the classroom, because studies show that when well worked can have a great result, developing and expanding the capacity of the student reader. In addition, states the importance of nonverbal language in school, because it was becoming ever more present in the government's evidence as ENEM and PISA. Through the data collected can check how much students are still connected to the verbal, forgetting the other elements of the genre paralinguistic own animated cartoon. Therefore, we conclude that the lack of educational activity that encourages awareness and understanding of these elements makes difficult the reading comprehension of students in school and beyond.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLetraspt_BR
dc.subjectCompreensão leitorapt_BR
dc.subjectCompreensão de textopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectTecnologias em educaçãopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectCharge animadapt_BR
dc.subjectENEMpt_BR
dc.subjectChargept_BR
dc.subjectPISApt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLinguagem não-verbalpt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.subjectLettersen
dc.subjectReading comprehensionen
dc.subjectText comprehensionen
dc.subjectEducationen
dc.subjectTeachingen
dc.subjectEducation technologyen
dc.subjectTechnologyen
dc.subjectLively chargeen
dc.subjectParalinguistic elementsen
dc.subjectENEMen
dc.subjectChargeen
dc.subjectElementos paralinguísticospor
dc.subjectPISAen
dc.subjectLearningen
dc.subjectNonverbal languageen
dc.subjectLanguageen
dc.subjectLinguisticsen
dc.titleCompreensão leitora de charges animadas: um estudo de casopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES-
dc.description.resumoEste é um trabalho de pesquisa que objetiva verificar como acontece a compreensão leitora de alunos a partir do gênero charge animada. O procedimento metodológico utilizado para coletar dados foram os resumos escritos por alunos de 8º ano do ensino fundamental que assistiram a duas charges animadas, escrevendo o que compreenderam sobre elas. Parte-se do princípio de que o uso das novas tecnologias é algo imprescindível em sala de aula, pois estudos mostram que quando bem trabalhadas podem surtir um ótimo resultado, desenvolvendo e ampliando a capacidade leitora do aluno. Além disso, afirma-se a importância da linguagem não-verbal na escola, pois essa se faz cada vez mais presente em provas do governo como o ENEM e o PISA. Através dos dados coletados, pode-se comprovar o quanto os alunos ainda estão ligados ao verbal, esquecendo-se de outros elementos paralinguísticos próprios do gênero charge animada. Por isso, conclui-se que a falta de atividade pedagógica que estimule a percepção e compreensão desses elementos dificulta a compreensão leitora do aluno na escola e também fora dela.-
dc.publisher.departmentCampus Bagé-
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras - Português

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC Cristiani.pdfTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Letras da Universidade Federal do Pampa, como requisito parcial para obtenção do Título de Licenciado em Letras1.95 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.text3??? ???jsp.display-item.license??? Creative Commons