Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5198
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Ciclo celular: construção e validação de uma sequência didática pela metodologia da engenharia didática |
Título(s) alternativo(s): | Cell cycle: construction and validation of a didactic sequence using didactic engineering methodology |
Autor(es): | Kieling, Ketelin Monique Cavalheiro |
Primeiro Orientador: | Roehrs, Rafael |
Resumo: | No ensino de Biologia, muitos conteúdos são complexos e abstratos se tornando um desafio para o professor ensiná-los. Diante desta problemática, se faz necessário o uso de estratégias de ensino que venham a possibilitar a aprendizagem destes conteúdos. A elaboração de Sequências Didáticas (SD) se apresenta como uma estratégia de planejamento de aula muito empregada no ensino de Ciências, permitindo ao professor dar sentido aos conteúdos trabalhados em sala de aula. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo a construção, aplicação e validação de uma SD voltada ao ensino do Ciclo Celular. Para tanto, a metodologia da Engenharia Didática (ED) norteou a construção da SD a partir dos conhecimentos prévios, das dificuldades e obstáculos que os estudantes enfrentam no estudo deste conteúdo e nos auxiliou na validação da SD. Por ser um método indutivo, a validação ocorreu a partir das comparações entre a análise a priori e a análise a posteriori. Os resultados da aplicação da SD foram satisfatórios e a SD foi validada. |
Abstract: | In teaching biology, many are complex and revolutionary for the teacher to teach them. Dought this problematic, it is the use of the schools of teaching that will enable the learning of the contents. The development of Didactic Sequences (SD) is presented as a planning strategy for teaching that is much used in science teaching. This objective, constitutes a work for the construction, application and validation of na SD focused on the teaching of the Cell Cycle. To that end, the Didactic Didactic (ED) methodology guided the construction of SD based on previous knowledge, difficulties and challenges faced by DS. By means of an inductive method, an analysis was made from the comparisons between a prior analysis and a posteriori analysis. The results of the SD application were satisfactory and a SD was validated. |
Palavras-chave: | Biologia molecular Estratégias de ensino Atividades lúdicas Molecular biology Teaching strategies Play activities Ciências da natureza Natural sciences |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Uruguaiana |
Citação: | KIELING, Ketelin Monique Cavalheiro. Ciclo celular: construção e validação de uma sequência didática pela metodologia da engenharia didática. 43p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) – Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2018. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5198 |
Data do documento: | 2018 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Ciências da Natureza |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
KETELIN MONIQUE CAVALHEIRO KIELING.pdf | 1.21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.