???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5198
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Roehrs, Rafael-
dc.creatorKieling, Ketelin Monique Cavalheiro-
dc.date.accessioned2020-09-11T17:22:26Z-
dc.date.available2018-
dc.date.available2020-09-11T17:22:26Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationKIELING, Ketelin Monique Cavalheiro. Ciclo celular: construção e validação de uma sequência didática pela metodologia da engenharia didática. 43p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) – Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5198-
dc.description.abstractIn teaching biology, many are complex and revolutionary for the teacher to teach them. Dought this problematic, it is the use of the schools of teaching that will enable the learning of the contents. The development of Didactic Sequences (SD) is presented as a planning strategy for teaching that is much used in science teaching. This objective, constitutes a work for the construction, application and validation of na SD focused on the teaching of the Cell Cycle. To that end, the Didactic Didactic (ED) methodology guided the construction of SD based on previous knowledge, difficulties and challenges faced by DS. By means of an inductive method, an analysis was made from the comparisons between a prior analysis and a posteriori analysis. The results of the SD application were satisfactory and a SD was validated.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBiologia molecularpt_BR
dc.subjectEstratégias de ensinopt_BR
dc.subjectAtividades lúdicaspt_BR
dc.subjectMolecular biologypt_BR
dc.subjectTeaching strategiespt_BR
dc.subjectPlay activitiespt_BR
dc.subjectCiências da naturezapt_BR
dc.subjectNatural sciencespt_BR
dc.titleCiclo celular: construção e validação de uma sequência didática pela metodologia da engenharia didáticapt_BR
dc.title.alternativeCell cycle: construction and validation of a didactic sequence using didactic engineering methodologypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6027905220591002pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2145471376587567pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoNo ensino de Biologia, muitos conteúdos são complexos e abstratos se tornando um desafio para o professor ensiná-los. Diante desta problemática, se faz necessário o uso de estratégias de ensino que venham a possibilitar a aprendizagem destes conteúdos. A elaboração de Sequências Didáticas (SD) se apresenta como uma estratégia de planejamento de aula muito empregada no ensino de Ciências, permitindo ao professor dar sentido aos conteúdos trabalhados em sala de aula. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo a construção, aplicação e validação de uma SD voltada ao ensino do Ciclo Celular. Para tanto, a metodologia da Engenharia Didática (ED) norteou a construção da SD a partir dos conhecimentos prévios, das dificuldades e obstáculos que os estudantes enfrentam no estudo deste conteúdo e nos auxiliou na validação da SD. Por ser um método indutivo, a validação ocorreu a partir das comparações entre a análise a priori e a análise a posteriori. Os resultados da aplicação da SD foram satisfatórios e a SD foi validada.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Uruguaianapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Ciências da Natureza

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
KETELIN MONIQUE CAVALHEIRO KIELING.pdf1.21 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???