Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5198
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Ciclo celular: construção e validação de uma sequência didática pela metodologia da engenharia didática
Otros títulos : Cell cycle: construction and validation of a didactic sequence using didactic engineering methodology
Autor(es): Kieling, Ketelin Monique Cavalheiro
Primeiro Orientador: Roehrs, Rafael
Resumo: No ensino de Biologia, muitos conteúdos são complexos e abstratos se tornando um desafio para o professor ensiná-los. Diante desta problemática, se faz necessário o uso de estratégias de ensino que venham a possibilitar a aprendizagem destes conteúdos. A elaboração de Sequências Didáticas (SD) se apresenta como uma estratégia de planejamento de aula muito empregada no ensino de Ciências, permitindo ao professor dar sentido aos conteúdos trabalhados em sala de aula. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo a construção, aplicação e validação de uma SD voltada ao ensino do Ciclo Celular. Para tanto, a metodologia da Engenharia Didática (ED) norteou a construção da SD a partir dos conhecimentos prévios, das dificuldades e obstáculos que os estudantes enfrentam no estudo deste conteúdo e nos auxiliou na validação da SD. Por ser um método indutivo, a validação ocorreu a partir das comparações entre a análise a priori e a análise a posteriori. Os resultados da aplicação da SD foram satisfatórios e a SD foi validada.
Resumen : In teaching biology, many are complex and revolutionary for the teacher to teach them. Dought this problematic, it is the use of the schools of teaching that will enable the learning of the contents. The development of Didactic Sequences (SD) is presented as a planning strategy for teaching that is much used in science teaching. This objective, constitutes a work for the construction, application and validation of na SD focused on the teaching of the Cell Cycle. To that end, the Didactic Didactic (ED) methodology guided the construction of SD based on previous knowledge, difficulties and challenges faced by DS. By means of an inductive method, an analysis was made from the comparisons between a prior analysis and a posteriori analysis. The results of the SD application were satisfactory and a SD was validated.
Palabras clave : Biologia molecular
Estratégias de ensino
Atividades lúdicas
Molecular biology
Teaching strategies
Play activities
Ciências da natureza
Natural sciences
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Uruguaiana
Citación : KIELING, Ketelin Monique Cavalheiro. Ciclo celular: construção e validação de uma sequência didática pela metodologia da engenharia didática. 43p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) – Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5198
Fecha de publicación : 2018
Aparece en las colecciones: Licenciatura em Ciências da Natureza

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
KETELIN MONIQUE CAVALHEIRO KIELING.pdf1.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.