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https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5073
Tipo: | Monografia de Especialização |
Título: | Experienciar, sentir e aprender para transformar: articulações entre o fundamento neurobiológico das emoções e a perspectiva estético-ambiental da educação |
Título(s) alternativo(s): | Experiencing, feeling and learning to transform: articulations between the foundation neurobiological analysis of emotions and the aesthetic-environmental perspective of education |
Autor(es): | Franco, Ronan Moura |
Primeiro Orientador: | Freitas, Diana Paula Salomão de |
Segundo Orientador: | Mello, Elena Maria Billig |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica, que investigou indícios de estímulos emocionalmente competentes e emoções provocados por um estudo da realidade, etapa que integra o processo de Investigação Temática freireana, na perspectiva da Educação Estético- ambiental, a fim de argumentar sobre a relevância de práticas educativas investigativas que considerem os aspectos neurobiológicos dos envolvidos. Para tanto, foram planejados e executados quatro encontros, com duas turmas de Ensino Médio de uma escola estadual de Uruguaiana/RS, envolvendo 37 estudantes, que produziram 87 registros escritos. Estes registros foram apreciados pelo método da Análise Textual Discursiva, do qual emergiu três categorias: 1) O estudo da realidade como experiência estética provocadora de estímulos emocionalmente competentes, 2) A percepção sensível do contexto investigado e 3) O reconhecimento de emoções no estudo da realidade. Como resultados, argumentamos que a realidade experienciada em suas múltiplas dimensões, é capaz de estimular, de forma emocional, mobilizando-nos para a aprendizagem, que acontecerá de forma contextualizada e articulada à realidade contraditória vivida por aqueles que a estudam. |
Abstract: | This work aims to present the results of a research of the pedagogical intervention, which investigated signs of emotionally stimuli competent and emotions provoked by a reality study, a stage that integrates the Freirean Thematic Research process, from the perspective of Aesthetic-Education in order to argue about the relevance of investigative educational practices that consider the neurobiological aspects of those involved. To this end, Four meetings were planned and executed, with two high school classes from one state school of Uruguaiana / RS, involving 37 students, who produced 87 written records. These records were assessed using the Textual Analysis method Discursive, from which three categories emerged: 1) The study of reality as an experience aesthetic provoking emotionally competent stimuli, 2) The perception of the context investigated and 3) The recognition of emotions in the study of reality. As a result, we argue that the reality experienced in its multiple dimensions, is capable of stimulating, emotionally, mobilizing us to learning, which will take place in a contextualized way and linked to reality contradictory experience experienced by those who study it. |
Palavras-chave: | Emoções Educação Estético-ambiental Investigação Temática Freireana Paulo Freire Emotions Aesthetic-environmental education Thematic Research Educação e neurociência Education and neuroscience |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Uruguaiana |
Curso: | Especialização em Neurociência Aplicada à Educação |
Citação: | FRANCO, Ronan Moura. Experienciar, sentir e aprender para transformar: articulações entre o fundamento neurobiológico das emoções e a perspectiva estético-ambiental da educação. 45p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Neurociência aplicada à Educação) – Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5073 |
Data do documento: | 2017 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Neurociência Aplicada à Educação |
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