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Tipo: Monografia de Especialização
Título : Experienciar, sentir e aprender para transformar: articulações entre o fundamento neurobiológico das emoções e a perspectiva estético-ambiental da educação
Otros títulos : Experiencing, feeling and learning to transform: articulations between the foundation neurobiological analysis of emotions and the aesthetic-environmental perspective of education
Autor(es): Franco, Ronan Moura
Primeiro Orientador: Freitas, Diana Paula Salomão de
metadata.dc.contributor.advisor2: Mello, Elena Maria Billig
Resumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica, que investigou indícios de estímulos emocionalmente competentes e emoções provocados por um estudo da realidade, etapa que integra o processo de Investigação Temática freireana, na perspectiva da Educação Estético- ambiental, a fim de argumentar sobre a relevância de práticas educativas investigativas que considerem os aspectos neurobiológicos dos envolvidos. Para tanto, foram planejados e executados quatro encontros, com duas turmas de Ensino Médio de uma escola estadual de Uruguaiana/RS, envolvendo 37 estudantes, que produziram 87 registros escritos. Estes registros foram apreciados pelo método da Análise Textual Discursiva, do qual emergiu três categorias: 1) O estudo da realidade como experiência estética provocadora de estímulos emocionalmente competentes, 2) A percepção sensível do contexto investigado e 3) O reconhecimento de emoções no estudo da realidade. Como resultados, argumentamos que a realidade experienciada em suas múltiplas dimensões, é capaz de estimular, de forma emocional, mobilizando-nos para a aprendizagem, que acontecerá de forma contextualizada e articulada à realidade contraditória vivida por aqueles que a estudam.
Resumen : This work aims to present the results of a research of the pedagogical intervention, which investigated signs of emotionally stimuli competent and emotions provoked by a reality study, a stage that integrates the Freirean Thematic Research process, from the perspective of Aesthetic-Education in order to argue about the relevance of investigative educational practices that consider the neurobiological aspects of those involved. To this end, Four meetings were planned and executed, with two high school classes from one state school of Uruguaiana / RS, involving 37 students, who produced 87 written records. These records were assessed using the Textual Analysis method Discursive, from which three categories emerged: 1) The study of reality as an experience aesthetic provoking emotionally competent stimuli, 2) The perception of the context investigated and 3) The recognition of emotions in the study of reality. As a result, we argue that the reality experienced in its multiple dimensions, is capable of stimulating, emotionally, mobilizing us to learning, which will take place in a contextualized way and linked to reality contradictory experience experienced by those who study it.
Palabras clave : Emoções
Educação Estético-ambiental
Investigação
Temática Freireana
Paulo Freire
Emotions
Aesthetic-environmental education
Thematic Research
Educação e neurociência
Education and neuroscience
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Uruguaiana
Curso: Especialização em Neurociência Aplicada à Educação
Citación : FRANCO, Ronan Moura. Experienciar, sentir e aprender para transformar: articulações entre o fundamento neurobiológico das emoções e a perspectiva estético-ambiental da educação. 45p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Neurociência aplicada à Educação) – Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5073
Fecha de publicación : 2017
Aparece en las colecciones: Especialização em Neurociência Aplicada à Educação

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