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Tipo: Monografia de Especialização
Título : Avaliação do acolhimento como primeiro contato na atenção primária no estado do Rio Grande do Sul
Otros títulos : Evaluation of welcome as first contact in primary care in the state of Rio Grande do Sul
Autor(es): Gueterres, Évilin Costa
Primeiro Orientador: Härter, Jenifer
Resumo: Em busca da ampliação do acesso e qualidade do primeiro contato na Atenção Primária à Saúde o Acolhimento a Demanda Espontânea incorpora-se como elemento de mudança do modelo de atenção e diretriz operacional dos serviços de saúde. Assim, este estudo tem como objetivo a avaliação do acolhimento como tecnologia de primeiro contato na Atenção Primária à Saúde no estado do Rio Grande do Sul. Trata-se de um estudo transversal de abordagem quantitativa, realizado a partir do banco de dados do Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade da Atenção Básica 2014, segundo ciclo. Participaram do estudo, 818 serviços de saúde, 818 profissionais de nível superior (cirurgiões-dentistas, enfermeiros e médicos) e 3236 usuários. Notou-se que o Acolhimento a Demanda Espontânea está implantado em 687 (84%) das equipes habilitadas, mas só 226 (27, 6%) das equipes avaliadas apresentam protocolos com diretrizes terapêuticas para Acolhimento a Demanda Espontânea. Conclui-se que muito embora os serviços de saúde devam desenvolver seu processo de trabalho centrado no usuário se faz necessário a incorporação do acolhimento como diretriz organizacional.
Resumen : In search of expanding access and quality of the first contact in Primary Care to Health the Reception of Spontaneous Demand is incorporated as an element of change in the care model and operational guideline for health services. Thus, this study aims to objective is the assessment of embracement as a technology of first contact in Primary Care Health in the state of Rio Grande do Sul. This is a cross-sectional study with an approach quantitative analysis, carried out from the Access Improvement Program database and Quality of Primary Care 2014, second cycle. 818 health services participated in the study 818 higher education professionals (dentists, nurses and doctors) and 3236 users. It was noted that the Reception of Spontaneous Demand is implemented in 687 (84%) qualified teams, but only 226 (27, 6%) of the evaluated teams present protocols with therapeutic guidelines for welcoming spontaneous demand. It is concluded that although health services should develop their user-centered work process if they do incorporation of reception as an organizational guideline is necessary.
Palabras clave : Reception
First contact
Primary health care
Acolhimento
Primeiro contato
Atenção primária à saúde
Saúde coletiva
Rio Grande do Sul
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Uruguaiana
Curso: Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Coletiva
Citación : GUETERRES, Évilin Costa. Avaliação do acolhimento como primeiro contato na atenção primária no estado do Rio Grande do Sul. 23 p. Monografia (Especialização – Residência Integrada em Saúde Coletiva) – Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana, Uruguaiana, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4957
Fecha de publicación : 7-dic-2017
Aparece en las colecciones: Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Coletiva

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