Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2956
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Mapeamento e modelagem de processos de negócio em um centro de distribuição
Autor(es): Ferrão, Fernanda Rilo
Primeiro Orientador: Garbin, Fernanda Gobbi de Boer
1° Membro da banca: Garbin, Fernanda Gobbi de Bo
2° Membro da banca: Peralta, Carla Beatriz da Luz
3° Membro da banca: Santos, Ivonir Petrarca dos
Resumo: A busca por uma vantagem competitiva exige que as organizações otimizem seus processos para alcançar a eficiência, assim torna-se necessário realizar a gestão de processos com o intuito de identificar oportunidades de melhoria. Nesse contexto, o presente trabalho foi realizado em um Centro de Distribuição de uma empresa do ramo varejista de supermercados, onde procurou-se mapear e modelar seus processos com a utilização da metodologia de Gerenciamento de Processos de Negócio (Business Process Management - BPM), através de técnicas de modelagem e utilização da notação BPMN (Business Process Model and Notation). Foi realizada uma revisão da literatura sobre temas relacionados ao Gerenciamento de Processo de Negócio e Centro de Distribuição. O objetivo desse estudo foi identificar seus macroprocessos e analisar a fim de detectar os processos críticos e fazer o mapeamento e modelagem do processo atual (As Is) e posteriormente propor melhorias no processo (To Be) e um plano de ação para otimização dos procedimentos. Na apresentação da pesquisa e análise dos resultados foi apresentado o mapeamento ‘As Is’ dos três processos considerados críticos, agendamento, recebimento e guarda. A partir disto, identificou-se sete oportunidades de melhorias no mapeamento ‘To be’ com o propósito de obter uma maior produtividade, otimizando o fluxo de informações, reduzindo o tempo de execução de atividades e o retrabalho do Centro de Distribuição.
Abstract: The pursuit of a competitive advantage requires that the organizations optimize their processes to reach the efficiency, this way it becomes necessary to realize processes of management aiming to identify production improvement opportunity. In this context, this study was realized in a Distribution Center of a Supermarket retailer, intending to map and model their processes by the use of the Business Process Management (BPM), methodology, through the technic of modeling Business Process Model and Notation (BPMN). A literary review about topics related to Business Process Management and Distribution Center had been made. The purpose of this research consisted in identifying their macro processes and analyzing them to detect the critic process and then develop a map of the actual process (As Is) for making propositions of improvements on the process (To Be) and making an action plan for optimizing the procedures. On the presentation of the research and results analyzes the mapping of the ‘As is’ of the three processes considered critical: scheduling, receiving and storing was presented. From this, seven improvements opportunities for the ‘To Be’ proposition were identified, targeting to obtain more productivity by optimizing the information flow, reducing the time of execution of activities and the rework of the Distribution Center.
Palavras-chave: Engenharia
Engenharia de produção
Gerenciamento de processos de negócio
Gerenciamento de processos
BPMN
Centro de distribuição
Process management
Production engineering
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Citação: FERRÃO, Fernanda Rilo. Mapeamento e modelagem de processos de negócio em um centro de distribuição. 64 p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2956
Data do documento: 4-Dez-2017
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FERNANDA RILO FERRÃO.pdf1.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.