Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9958
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Projetos, programas e ações de educação patrimonial no município de São Borja RS
Autor(es): Ferreira, Cristófer Escobar
Primeiro Orientador: Pinto, Muriel
1° Membro da banca: Nunes, Janilton Fernandes
2° Membro da banca: Colvero, Ronaldo Bernardino
Resumo: Este trabalho analisa os projetos, programas e ações de educação patrimonial no município de São Borja, RS, destacando a importância de preservar a memória e o patrimônio cultural local. A pesquisa se propôs a identificar e avaliar as estratégias e metodologias utilizadas na educação patrimonial, com foco na sensibilização da população e no envolvimento comunitário. Através de entrevistas com professores e a aplicação de questionários, foram coletados dados qualitativos que revelaram a percepção dos educadores sobre a eficácia das ações desenvolvidas. A análise das respostas indicou a necessidade de maior divulgação e valorização dos bens culturais, além de sugerir melhorias nas políticas patrimoniais locais. Os resultados demonstram que, embora existam iniciativas relevantes, há um potencial significativo a ser explorado para promover o turismo cultural e fortalecer a identidade. O estudo considera que a educação patrimonial pode ser uma ferramenta poderosa para a conscientização e preservação do patrimônio histórico-cultural de São Borja.
Resumen : This work analyzes the projects, programs, and actions of heritage education in the municipality of São Borja, RS, emphasizing the importance of preserving local memory and cultural heritage. The research aimed to identify and evaluate the strategies and methodologies used in heritage education, focusing on raising community awareness and engagement. Through interviews with teachers and questionnaires, qualitative data were collected that revealed educators' perceptions of the effectiveness of the actions developed. The analysis of the responses indicated the need for greater dissemination and appreciation of cultural assets, as well as suggested improvements in local heritage policies. The results demonstrate that although there are relevant initiatives, there is significant potential to be explored to promote cultural tourism and strengthen identity. The study considers that heritage education can be a powerful tool for the awareness and preservation of São Borja's historical and cultural heritage.
Palabras clave : Patrimônio cultural
Conservação histórica
Educação
Conscientização
São Borja (RS)
Patrimônio cultural – Proteção
Cultural heritage
Historic conservation
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Citación : FERREIRA, Cristófer Escobar. Projetos, programas e ações de educação patrimonial no município de São Borja RS. 2024. 75 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Licenciatura em Ciências Humanas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9958
Fecha de publicación : 18-jul-2024
Aparece en las colecciones: Licenciatura em Ciências Humanas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Cristófer Escobar Ferreira 2024.pdf1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.