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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O rap como crítica ao discurso jurídico penal tradicional: viver pouco como um rei ou muito como um Zé?
Autor(es): Borges, Nathálie Debus
Primeiro Orientador: Silveira, Gabriel Eidelwein
1° Membro da banca: Berger Filho, Airton Guilherme
2° Membro da banca: Meneses, Nicodemos Coutinho de
Resumo: O trabalho explora a crítica do rap ao discurso jurídico penal tradicional no Brasil, enfatizando a conexão entre racismo estrutural e exclusão social, como também critica a forma como a epistemologia jurídica tradicional trata a criminalidade como, uma simples escolha entre o “bem” e o “mal”. A metodologia utilizada para as análises foi o storytelling jurídico que tem por objetivo enxergar o papel exercido pelo judiciário a partir das narrativas de grupos sociais vulneráveis. Enquanto marco teórico, o presente texto localiza-se entre as áreas de estudo do direito, da arte, epistemologia crítica e teoria racial crítica. Ao analisar letras de rap, desvela como o sistema de judiciário brasileiro contribui para a marginalização e desumanização de jovens negros e populações periféricas. O rap atua como uma voz de resistência, denunciando a brutalidade policial e a criminalização da pobreza. Além de retratar essas realidades, as letras promovem uma reflexão crítica sobre as falhas do sistema penal, clamando por uma reavaliação das práticas de justiça. Assim, o trabalho destaca a importância do rap como uma fonte de epistemologia crítica racial que possibilita a transformação do discurso penal atual para a promoção de igualdade e equidade na aplicação da lei.
Abstract: The study explores rap's critique of traditional criminal legal discourse in Brazil, emphasizing the connection between structural racism and social exclusion, as well as criticizing the way in which traditional legal epistemology treats criminality as a simple choice between “good” and “evil". A methodology used for the analyzes was legal storytelling, which aims to see the role played by the judiciary based on the narratives of vulnerable social groups. As a theoretical framework, the present text is located between the areas of study of law, art, critical epistemology and critical racial theory. When analyzing rap lyrics, it becomes clear how the Brazilian judicial system contributes to the marginalization and dehumanization of young black people and peripheral populations. denouncing police brutality and the criminalization of poverty. In addition to portraying these realities, the lyrics promote critical reflection on the failures of the penal system, calling for a reassessment of judiciary practices. Thus, the work highlights the importance of rap as a source of critical racial epistemology that enables the transformation of current criminal discourse to promote equality and equity in law enforcement.
Palavras-chave: Rap (Música)
Racismo
Epistemologia
Direito penal
Direito e Arte
Rap (Music)
Racism
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Citação: BORGES, Nathálie Debus. O rap como crítica ao discurso jurídico penal tradicional: viver pouco como um rei ou muito como um Zé?. 2024. 48 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharelado em Direito) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9900
Data do documento: 25-Nov-2024
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