Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9875
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Memorial (auto)biográfico: reflexões de vida e formação aos 60 anos
Autor(es): Molinos, Denize Santos
Primeiro Orientador: Rhoden, Juliana Lima Moreira
1° Membro da banca: Rhoden, Valmor
2° Membro da banca: Narvaes, Andréa Becker
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso (TCC) apresenta um estudo autobiográfico que narra a trajetória de uma acadêmica que ingressou no curso de Ciências Humanas - Licenciatura aproximadamente aos 56 anos, destacando os desafios e as conquistas até os 60 anos. Partindo da perspectiva da educação como um processo contínuo e transformador, o trabalho busca problematizar estigmas relacionados ao envelhecimento no contexto acadêmico, ressaltando a importância da educação permanente e do envelhecimento ativo. Por meio da elaboração de um memorial (auto)biográfico, o estudo revisita momentos marcantes da vida da autora, abordando desde os eventos pessoais e familiares que influenciaram sua decisão de ingressar na universidade até as experiências formativas do curso. A pesquisa analisa aspectos como a participação do PIBID, Residência Pedagógica e estágio. A abordagem metodológica fundamenta-se na pesquisa (auto)biográfica, destacando o uso do memorial como uma ferramenta reflexiva e formativa. Essa narrativa em primeira pessoa proporciona um espaço para revisitar as próprias experiências, reinterpretar significados e compartilhar insights que contribuem para a construção de uma sociedade mais inclusiva, onde o direito à educação é reconhecido em todas as etapas da vida.
Abstract: This course completion work (TCC) presents an autobiographical study that narrates the trajectory of an academic who entered the Human Sciences - Bachelor's degree at the age of 56, highlighting the challenges and achievements until the age of 60. Starting from the perspective of education as a continuous and transformative process, the work seeks to problematize stigmas related to aging in the academic context, highlighting the importance of continuing education and active aging. Through the elaboration of an (auto)biographical memorial, the study revisits important moments in the author's life, covering everything from the personal and family events that influenced his decision to join the university to the formative experiences of the course. The research analyzes aspects such as the participation of PIBID, Pedagogical Residency, and internship. The methodological approach is based on (auto)biographical research, highlighting the use of the memorial as a reflective and formative tool. This first-person narrative provides a space to revisit one's experiences, reinterpret meanings and share insights that help build a more inclusive society, where the right to education is recognized at all stages of life.
Palavras-chave: Integração universitária
Minorias - Educação (Superior)
Integração na educação
Ensino superior
Inclusão escolar
Educação de adultos
University integration
Minorities - Education (Higher)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Citação: MOLINOS, Denize Santos. Memorial (auto)biográfico: reflexões de vida e formação aos 60 anos. 2024. 51 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Licenciatura em Ciências Humanas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9875
Data do documento: 13-Dez-2024
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Denize Santos Molinos 2024.pdf1.69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.