???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9875
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang??? |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Rhoden, Juliana Lima Moreira | - |
dc.creator | Molinos, Denize Santos | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-15T20:29:21Z | - |
dc.date.available | 2025-01-15 | - |
dc.date.available | 2025-01-15T20:29:21Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-13 | - |
dc.identifier.citation | MOLINOS, Denize Santos. Memorial (auto)biográfico: reflexões de vida e formação aos 60 anos. 2024. 51 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Licenciatura em Ciências Humanas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9875 | - |
dc.description.abstract | This course completion work (TCC) presents an autobiographical study that narrates the trajectory of an academic who entered the Human Sciences - Bachelor's degree at the age of 56, highlighting the challenges and achievements until the age of 60. Starting from the perspective of education as a continuous and transformative process, the work seeks to problematize stigmas related to aging in the academic context, highlighting the importance of continuing education and active aging. Through the elaboration of an (auto)biographical memorial, the study revisits important moments in the author's life, covering everything from the personal and family events that influenced his decision to join the university to the formative experiences of the course. The research analyzes aspects such as the participation of PIBID, Pedagogical Residency, and internship. The methodological approach is based on (auto)biographical research, highlighting the use of the memorial as a reflective and formative tool. This first-person narrative provides a space to revisit one's experiences, reinterpret meanings and share insights that help build a more inclusive society, where the right to education is recognized at all stages of life. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Integração universitária | pt_BR |
dc.subject | Minorias - Educação (Superior) | pt_BR |
dc.subject | Integração na educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação de adultos | pt_BR |
dc.subject | University integration | pt_BR |
dc.subject | Minorities - Education (Higher) | pt_BR |
dc.title | Memorial (auto)biográfico: reflexões de vida e formação aos 60 anos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8262107596930859 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7147292140891511 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rhoden, Valmor | - |
dc.contributor.referee2 | Narvaes, Andréa Becker | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0043376390965232 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2905458324819981 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão de curso (TCC) apresenta um estudo autobiográfico que narra a trajetória de uma acadêmica que ingressou no curso de Ciências Humanas - Licenciatura aproximadamente aos 56 anos, destacando os desafios e as conquistas até os 60 anos. Partindo da perspectiva da educação como um processo contínuo e transformador, o trabalho busca problematizar estigmas relacionados ao envelhecimento no contexto acadêmico, ressaltando a importância da educação permanente e do envelhecimento ativo. Por meio da elaboração de um memorial (auto)biográfico, o estudo revisita momentos marcantes da vida da autora, abordando desde os eventos pessoais e familiares que influenciaram sua decisão de ingressar na universidade até as experiências formativas do curso. A pesquisa analisa aspectos como a participação do PIBID, Residência Pedagógica e estágio. A abordagem metodológica fundamenta-se na pesquisa (auto)biográfica, destacando o uso do memorial como uma ferramenta reflexiva e formativa. Essa narrativa em primeira pessoa proporciona um espaço para revisitar as próprias experiências, reinterpretar significados e compartilhar insights que contribuem para a construção de uma sociedade mais inclusiva, onde o direito à educação é reconhecido em todas as etapas da vida. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus São Borja | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Licenciatura em Ciências Humanas |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
Denize Santos Molinos 2024.pdf | 1.69 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???