Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9838
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Abordagem dos sufixos avaliativos -inho e -zinho na BNCC e em duas coleções de livros didáticos
Autor(es): Rodrigues, Veraci Costa
Primeiro Orientador: Ulrich, Camila Witt
1° Membro da banca: Ulrich, Camila Witt
2° Membro da banca: Simioni, Leonor
3° Membro da banca: Mazzaferro, Gabriela Tornquist
Resumo: Este trabalho trata de investigar a abordagem dos sufixos avaliativos -inho e -zinho na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e em livros didáticos (LDs). Por meio de revisão bibliográfica, vemos que as gramáticas tradicionais tratam a sufixação de grau como derivação; em relação aos significados, nem todos mostram a pluralidade de interpretações que esses sufixos podem causar. Os linguistas, por outro lado, focam na distribuição desses elementos, mostrando quais palavras são unidas a -inho ou -zinho. A respeito de trabalhos voltados ao ensino (seja analisando a BNCC, seja livros didáticos), abordamos Macena (2015), que mostra que, por vezes, a abordagem dos avaliativos era suficiente, pois estava alinhada com o que as autoras sustentam, mas, por outro lado, há passagens da obra escolhida que não contemplam o conteúdo de forma suficiente. A fim de cumprir o objetivo, analisamos a abordagem dos sufixos avaliativos nas habilidades da BNCC (Brasil, 2018) e nas coleções de livros didáticos Tecendo Linguagens e A conquista. Buscamos esses sufixos pelas palavras-chave “sufixo”, “sufixação” na BNCC, e “diminutivos” e “grau” nos livros didáticos. De modo geral, os resultados mostram que esses sufixos são mencionados nos documentos, mas a abordagem não é específica, clara e completa. Nos livros didáticos analisados, Tecendo Linguagens e A Conquista, os sufixos avaliativos são abordados, entretanto, o tema não é explorado de maneira abrangente e quase sempre é voltada ao professor; não são propostas atividades que proporcionem aos alunos um entendimento da alternância e dos diversos contextos de utilização desses sufixos.
Resumen: Este trabajo trata de investigar el enfoque de los sufijos evaluativos -inho y -zinho en la Base Nacional Común Curricular (BNCC) y en libros de texto (LDs). Por medio de revisión bibliográfica, vemos que las gramáticas tradicionales tratan el sufijo de grado como derivación; en relación a los significados, no todos muestran la pluralidad de interpretaciones que estos sufijos pueden causar. Los lingüistas, por otro lado, se centran en la distribución de estos elementos, mostrando qué palabras prefieren -inho o -zinho. En relación con los trabajos orientados a la enseñanza (ya sea analizando la BNCC, ya sea libros de texto), abordamos Macena (2015), que muestra que, en una parte del libro, el enfoque evaluativo era suficiente, pues estaba alineado con lo que sostienen las autoras, pero, por otro lado, hay pasajes de la obra elegida que no contemplan el contenido de forma suficiente. Para cumplir el objetivo, analizamos el enfoque de los sufijos evaluativos en las habilidades de BNCC (Brasil, 2018) y en las colecciones Tecendo Linguagens e A conquista. Buscamos estos sufijos por las palabras clave “sufixo”, “sufixação” en la BNCC, y “diminutivos” y “grau” en los libros didácticos. En general, los resultados muestran que estos sufijos se mencionan en los documentos, pero el enfoque no es específico, claro y completo. En los libros de texto analizados, Tecendo Linguagens y A Conquista, se abordan los sufijos evaluativos, sin embargo, el tema no es explorado de manera integral y casi siempre se dirige al profesor; no se proponen actividades que proporcionen a los alumnos una comprensión de la alternancia y de los diversos contextos de uso de estos sufijos.
Palavras-chave: Diminutivos
Base Nacional Comum Curricular - BNCC
Livros didáticos
Diminutivos
Base Nacional Común Curricular - BNCC
Libros de texto
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Citação: RODRIGUES, Veraci Costa. Abordagem dos sufixos avaliativos -inho e -zinho na BNCC e em duas coleções de livros didáticos. 47p. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Letras – Português, Espanhol e Respectivas Literaturas) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9838
Data do documento: 11-Dez-2024
Aparece nas coleções:Letras: Português, Espanhol e respectivas Literaturas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VERACI COSTA RODRIGUES.pdfVeraci Costa Rodrigues 20241.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.