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dc.contributor.advisor1Ulrich, Camila Witt-
dc.creatorRodrigues, Veraci Costa-
dc.date.accessioned2025-01-02T21:48:06Z-
dc.date.available2025-01-02-
dc.date.available2025-01-02T21:48:06Z-
dc.date.issued2024-12-11-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Veraci Costa. Abordagem dos sufixos avaliativos -inho e -zinho na BNCC e em duas coleções de livros didáticos. 47p. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Letras – Português, Espanhol e Respectivas Literaturas) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9838-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDiminutivospt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricular - BNCCpt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectDiminutivospt_BR
dc.subjectBase Nacional Común Curricular - BNCCpt_BR
dc.subjectLibros de textopt_BR
dc.titleAbordagem dos sufixos avaliativos -inho e -zinho na BNCC e em duas coleções de livros didáticospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Ulrich, Camila Witt-
dc.contributor.referee2Simioni, Leonor-
dc.contributor.referee3Mazzaferro, Gabriela Tornquist-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho trata de investigar a abordagem dos sufixos avaliativos -inho e -zinho na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e em livros didáticos (LDs). Por meio de revisão bibliográfica, vemos que as gramáticas tradicionais tratam a sufixação de grau como derivação; em relação aos significados, nem todos mostram a pluralidade de interpretações que esses sufixos podem causar. Os linguistas, por outro lado, focam na distribuição desses elementos, mostrando quais palavras são unidas a -inho ou -zinho. A respeito de trabalhos voltados ao ensino (seja analisando a BNCC, seja livros didáticos), abordamos Macena (2015), que mostra que, por vezes, a abordagem dos avaliativos era suficiente, pois estava alinhada com o que as autoras sustentam, mas, por outro lado, há passagens da obra escolhida que não contemplam o conteúdo de forma suficiente. A fim de cumprir o objetivo, analisamos a abordagem dos sufixos avaliativos nas habilidades da BNCC (Brasil, 2018) e nas coleções de livros didáticos Tecendo Linguagens e A conquista. Buscamos esses sufixos pelas palavras-chave “sufixo”, “sufixação” na BNCC, e “diminutivos” e “grau” nos livros didáticos. De modo geral, os resultados mostram que esses sufixos são mencionados nos documentos, mas a abordagem não é específica, clara e completa. Nos livros didáticos analisados, Tecendo Linguagens e A Conquista, os sufixos avaliativos são abordados, entretanto, o tema não é explorado de maneira abrangente e quase sempre é voltada ao professor; não são propostas atividades que proporcionem aos alunos um entendimento da alternância e dos diversos contextos de utilização desses sufixos.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
dc.description.ResumenEste trabajo trata de investigar el enfoque de los sufijos evaluativos -inho y -zinho en la Base Nacional Común Curricular (BNCC) y en libros de texto (LDs). Por medio de revisión bibliográfica, vemos que las gramáticas tradicionales tratan el sufijo de grado como derivación; en relación a los significados, no todos muestran la pluralidad de interpretaciones que estos sufijos pueden causar. Los lingüistas, por otro lado, se centran en la distribución de estos elementos, mostrando qué palabras prefieren -inho o -zinho. En relación con los trabajos orientados a la enseñanza (ya sea analizando la BNCC, ya sea libros de texto), abordamos Macena (2015), que muestra que, en una parte del libro, el enfoque evaluativo era suficiente, pues estaba alineado con lo que sostienen las autoras, pero, por otro lado, hay pasajes de la obra elegida que no contemplan el contenido de forma suficiente. Para cumplir el objetivo, analizamos el enfoque de los sufijos evaluativos en las habilidades de BNCC (Brasil, 2018) y en las colecciones Tecendo Linguagens e A conquista. Buscamos estos sufijos por las palabras clave “sufixo”, “sufixação” en la BNCC, y “diminutivos” y “grau” en los libros didácticos. En general, los resultados muestran que estos sufijos se mencionan en los documentos, pero el enfoque no es específico, claro y completo. En los libros de texto analizados, Tecendo Linguagens y A Conquista, se abordan los sufijos evaluativos, sin embargo, el tema no es explorado de manera integral y casi siempre se dirige al profesor; no se proponen actividades que proporcionen a los alumnos una comprensión de la alternancia y de los diversos contextos de uso de estos sufijos.pt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Letras: Português, Espanhol e respectivas Literaturas

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VERACI COSTA RODRIGUES.pdfVeraci Costa Rodrigues 20241.24 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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