Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9811
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A inserção publicitária na narrativa fílmica das animações da Pixar
Autor(es): Tavares, Mariana Rodrigues
Primeiro Orientador: Thier, Roberta Roos
1° Membro da banca: Santor, Fernando Silva
2° Membro da banca: Augusti, Alexandre Rossato
Resumo: O trabalho busca entender como ocorre a inserção publicitária nas narrativas fílmicas de duas animações da Pixar: Carros (2006) e Monstros S.A. (2001). Tem como objetivo principal compreender como elementos publicitários são integrados ao universo ficcional dessas produções, promovendo marcas, valores e produtos de maneira alinhada à narrativa e ao público infantil e adulto. Para isso, a pesquisa utiliza elementos de observação que formaram categorias para operacionalizar a análise como planos de filmagem, cenários, trilha sonora, locuções e elementos publicitários, a fim de identificar como esses recursos reforçam a construção das histórias. A fundamentação teórica abrange temas como publicidade audiovisual, entretenimento e consumo na infância e as técnicas e narrativas utilizadas pela Pixar. Para tal, se apropria de conceitos de autores como Covaleski (2010), Guedes (2014), Chong (2011), Bulhões (2009), Gerbase (2012), Nesteriuk (2011), entre outros. Como resultados destaca-se que a inserção publicitária nas animações Carros (2006) e Monstros S.A. (2001) vai além da exposição de marcas, integrando-se à narrativa de forma orgânica. Esses elementos reforçam valores como lealdade e amizade, construindo universos ficcionais plausíveis e coerentes, enriquecendo a trama e destacando a publicidade como uma estratégia narrativa e cultural intrínseca nas produções.
Abstract: The study seeks to understand how advertising is integrated into the narrative of two Pixar animations: Cars (2006) and Monsters, Inc. (2001). Its main goal is to comprehend how advertising elements are embedded within the fictional universe of these productions, promoting brands, values and products in a way that aligns with both the narrative and the target audiences of children and adults. To achieve this, the research uses observation elements that formed categories to operationalize the analysis such as shot composition, scenery, soundtrack, script, and advertising elements to identify how these resources reinforce the construction of the stories. The theoretical framework covers topics such as audiovisual advertising, entertainment, childhood consumption, and the techniques and narratives employed by Pixar. For this, it draws on concepts from authors such as Covaleski (2010), Guedes (2014), Chong (2011), Bulhões (2009), Gerbase (2012), Nesteriuk (2011), among others. The results highlight that advertising insertion in the animations Cars (2006) and Monsters, Inc. (2001) goes beyond mere brand exposure, integrating organically into the narrative. These elements reinforce values such as loyalty and friendship, building plausible and coherent fictional universes, enriching the plot, and emphasizing advertising as an intrinsic narrative and cultural strategy within the productions.
Palavras-chave: Publicidade
Narrativa (Retórica)
Animação (Cinematografia)
Pixar (Firma)
Advertising
Narrative (Rhetoric)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Citação: TAVARES, Mariana Rodrigues. A inserção publicitária na narrativa fílmica das animações da Pixar. 2024. 71 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Comunicação Social – habilitação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9811
Data do documento: 2-Dez-2024
Aparece nas coleções:Publicidade e Propaganda

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mariana Rodrigues Tavares 2024.pdf16.95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.