???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9811
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Thier, Roberta Roos-
dc.creatorTavares, Mariana Rodrigues-
dc.date.accessioned2024-12-27T19:39:34Z-
dc.date.available2024-12-18-
dc.date.available2024-12-27T19:39:34Z-
dc.date.issued2024-12-02-
dc.identifier.citationTAVARES, Mariana Rodrigues. A inserção publicitária na narrativa fílmica das animações da Pixar. 2024. 71 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Comunicação Social – habilitação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9811-
dc.description.abstractThe study seeks to understand how advertising is integrated into the narrative of two Pixar animations: Cars (2006) and Monsters, Inc. (2001). Its main goal is to comprehend how advertising elements are embedded within the fictional universe of these productions, promoting brands, values and products in a way that aligns with both the narrative and the target audiences of children and adults. To achieve this, the research uses observation elements that formed categories to operationalize the analysis such as shot composition, scenery, soundtrack, script, and advertising elements to identify how these resources reinforce the construction of the stories. The theoretical framework covers topics such as audiovisual advertising, entertainment, childhood consumption, and the techniques and narratives employed by Pixar. For this, it draws on concepts from authors such as Covaleski (2010), Guedes (2014), Chong (2011), Bulhões (2009), Gerbase (2012), Nesteriuk (2011), among others. The results highlight that advertising insertion in the animations Cars (2006) and Monsters, Inc. (2001) goes beyond mere brand exposure, integrating organically into the narrative. These elements reinforce values such as loyalty and friendship, building plausible and coherent fictional universes, enriching the plot, and emphasizing advertising as an intrinsic narrative and cultural strategy within the productions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectNarrativa (Retórica)pt_BR
dc.subjectAnimação (Cinematografia)pt_BR
dc.subjectPixar (Firma)pt_BR
dc.subjectAdvertisingpt_BR
dc.subjectNarrative (Rhetoric)pt_BR
dc.titleA inserção publicitária na narrativa fílmica das animações da Pixarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1925078380853766pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0293544291001790pt_BR
dc.contributor.referee1Santor, Fernando Silva-
dc.contributor.referee2Augusti, Alexandre Rossato-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0894082436739953pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7591838935545985pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoO trabalho busca entender como ocorre a inserção publicitária nas narrativas fílmicas de duas animações da Pixar: Carros (2006) e Monstros S.A. (2001). Tem como objetivo principal compreender como elementos publicitários são integrados ao universo ficcional dessas produções, promovendo marcas, valores e produtos de maneira alinhada à narrativa e ao público infantil e adulto. Para isso, a pesquisa utiliza elementos de observação que formaram categorias para operacionalizar a análise como planos de filmagem, cenários, trilha sonora, locuções e elementos publicitários, a fim de identificar como esses recursos reforçam a construção das histórias. A fundamentação teórica abrange temas como publicidade audiovisual, entretenimento e consumo na infância e as técnicas e narrativas utilizadas pela Pixar. Para tal, se apropria de conceitos de autores como Covaleski (2010), Guedes (2014), Chong (2011), Bulhões (2009), Gerbase (2012), Nesteriuk (2011), entre outros. Como resultados destaca-se que a inserção publicitária nas animações Carros (2006) e Monstros S.A. (2001) vai além da exposição de marcas, integrando-se à narrativa de forma orgânica. Esses elementos reforçam valores como lealdade e amizade, construindo universos ficcionais plausíveis e coerentes, enriquecendo a trama e destacando a publicidade como uma estratégia narrativa e cultural intrínseca nas produções.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Publicidade e Propaganda

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Mariana Rodrigues Tavares 2024.pdf16.95 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???