Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9733
Tipo: | Dissertação |
Título : | Astroquímica: promovendo a alfabetização científica através da contextualização |
Autor(es): | Pereira, Jefferson de Oliveira |
Primeiro Orientador: | Marranghello, Guilherme Frederico |
1° Membro da banca: | Marranghello, Guilherme Frederico |
2° Membro da banca: | Guadagnini , Paulo Henrique |
3° Membro da banca: | Kobata, Rafael |
Resumo: | Este trabalho tem como principal objetivo promover a Alfabetização Científica através do ensino de Química contextualizado na Astronomia, com a intenção de despertar o interesse dos alunos do ensino médio pela ciência. A Astronomia é uma disciplina que exige um conhecimento interdisciplinar e que naturalmente desperta curiosidade. Ao inseri-la no ensino médio, visando a promoção da Alfabetização Científica, complementa-se o aprendizado que contribui para a formação de cidadãos mais críticos e conscientes da importância da ciência na sociedade. A Aprendizagem Significativa também desempenhou um papel crucial no desenvolvimento deste trabalho. Essa abordagem permitiu que os alunos relacionassem novos conhecimentos com os que já possuíam, criando uma rede de significados que facilitou a assimilação e a aplicação dos conceitos aprendidos. O estímulo ao interesse pela ciência e a capacitação para aplicar o conhecimento científico na resolução de problemas cotidianos, foram alcançados através de atividades como mapas conceituais, experimentos e outras práticas. Essas atividades permitiram estabelecer a relação entre Química e Astronomia, destacando a importância da Astroquímica como área de estudo. O campo da Astroquímica, que estuda a composição química e as reações que ocorrem no Universo, foi particularmente enfatizado. Através do produto educacional, um livro digital que serviu como planejamento, facilitando a aplicação dos conceitos abordados, incluindo atividades práticas. Assim, o ensino de Química contextualizado na Astronomia e embasado na Alfabetização Científica, contribui para a formação de cidadãos críticos, capazes de compreender e utilizar o conhecimento científico de forma significativa. Essa abordagem permitiu que os alunos desenvolvessem uma visão mais ampla da ciência e sua relevância na sociedade, além de promover habilidades de análise, reflexão e resolução de problemas usando o pensamento científico. |
Resumen : | This work's main objective is to promote scientific literacy through the teaching of Chemistry contextualized in Astronomy, with the intention of awakening the interest of high school students in science. Astronomy is a discipline that requires interdisciplinary knowledge and that naturally arouses curiosity. By including it in high school, we promote scientific literacy, complementing the learning that contributes to the formation of more critical citizens who are aware of the importance of science in society. Meaningful Learning also played a crucial role in the development of this work. This approach allowed students to relate new knowledge to what they already had, creating a network of meanings that facilitated the assimilation and application of the concepts learned. Stimulating interest in science and training to apply scientific knowledge to solve everyday problems were carried out through activities such as concept maps, experiments and other practices. These activities made it possible to establish the relationship between Chemistry and Astronomy, highlighting the importance of Astrochemistry as an area of study. The field of Astrochemistry, which studies the chemical composition and reactions that occur in the Universe, was particularly emphasized. Through the educational product, a digital book that served as planning, facilitating the application of the concepts involved, including practical activities. Thus, the teaching of Chemistry contextualized in Astronomy, combined with scientific literacy, contributes to the formation of critical citizens, capable of understanding and using scientific knowledge in a meaningful way. This approach allowed students to develop a broader view of science and its relevance in society, as well as promoting analysis, reflection and problem-solving skills using scientific thinking. |
Palabras clave : | Contextualização Alfabetização científica Química Astronomia Contextualization Scientific literacy Chemical Astronomy |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Curso: | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências |
Citación : | PEREIRA, Jefferson de Oliveira. Astroquímica: promovendo a alfabetização científica através da contextualização. 2024. 106f.: il. Dissertação (Mestrado Profissional no Ensino de Ciências ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9733 |
Fecha de publicación : | 15-oct-2024 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dis Jefferson Pereira 2024.pdf | 3.4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Prod. Edu. Jefferson Pereira 2024 EBOOK.pdf | 38.95 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.