???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9733
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Marranghello, Guilherme Frederico-
dc.creatorPereira, Jefferson de Oliveira-
dc.date.accessioned2024-11-13T16:45:33Z-
dc.date.available2024-11-12-
dc.date.available2024-11-13T16:45:33Z-
dc.date.issued2024-10-15-
dc.identifier.citationPEREIRA, Jefferson de Oliveira. Astroquímica: promovendo a alfabetização científica através da contextualização. 2024. 106f.: il. Dissertação (Mestrado Profissional no Ensino de Ciências ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9733-
dc.description.abstractThis work's main objective is to promote scientific literacy through the teaching of Chemistry contextualized in Astronomy, with the intention of awakening the interest of high school students in science. Astronomy is a discipline that requires interdisciplinary knowledge and that naturally arouses curiosity. By including it in high school, we promote scientific literacy, complementing the learning that contributes to the formation of more critical citizens who are aware of the importance of science in society. Meaningful Learning also played a crucial role in the development of this work. This approach allowed students to relate new knowledge to what they already had, creating a network of meanings that facilitated the assimilation and application of the concepts learned. Stimulating interest in science and training to apply scientific knowledge to solve everyday problems were carried out through activities such as concept maps, experiments and other practices. These activities made it possible to establish the relationship between Chemistry and Astronomy, highlighting the importance of Astrochemistry as an area of study. The field of Astrochemistry, which studies the chemical composition and reactions that occur in the Universe, was particularly emphasized. Through the educational product, a digital book that served as planning, facilitating the application of the concepts involved, including practical activities. Thus, the teaching of Chemistry contextualized in Astronomy, combined with scientific literacy, contributes to the formation of critical citizens, capable of understanding and using scientific knowledge in a meaningful way. This approach allowed students to develop a broader view of science and its relevance in society, as well as promoting analysis, reflection and problem-solving skills using scientific thinking.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectContextualizaçãopt_BR
dc.subjectAlfabetização científicapt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectAstronomiapt_BR
dc.subjectContextualizationpt_BR
dc.subjectScientific literacypt_BR
dc.subjectChemicalpt_BR
dc.subjectAstronomypt_BR
dc.titleAstroquímica: promovendo a alfabetização científica através da contextualizaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Marranghello, Guilherme Frederico-
dc.contributor.referee2Guadagnini , Paulo Henrique-
dc.contributor.referee3Kobata, Rafael-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como principal objetivo promover a Alfabetização Científica através do ensino de Química contextualizado na Astronomia, com a intenção de despertar o interesse dos alunos do ensino médio pela ciência. A Astronomia é uma disciplina que exige um conhecimento interdisciplinar e que naturalmente desperta curiosidade. Ao inseri-la no ensino médio, visando a promoção da Alfabetização Científica, complementa-se o aprendizado que contribui para a formação de cidadãos mais críticos e conscientes da importância da ciência na sociedade. A Aprendizagem Significativa também desempenhou um papel crucial no desenvolvimento deste trabalho. Essa abordagem permitiu que os alunos relacionassem novos conhecimentos com os que já possuíam, criando uma rede de significados que facilitou a assimilação e a aplicação dos conceitos aprendidos. O estímulo ao interesse pela ciência e a capacitação para aplicar o conhecimento científico na resolução de problemas cotidianos, foram alcançados através de atividades como mapas conceituais, experimentos e outras práticas. Essas atividades permitiram estabelecer a relação entre Química e Astronomia, destacando a importância da Astroquímica como área de estudo. O campo da Astroquímica, que estuda a composição química e as reações que ocorrem no Universo, foi particularmente enfatizado. Através do produto educacional, um livro digital que serviu como planejamento, facilitando a aplicação dos conceitos abordados, incluindo atividades práticas. Assim, o ensino de Química contextualizado na Astronomia e embasado na Alfabetização Científica, contribui para a formação de cidadãos críticos, capazes de compreender e utilizar o conhecimento científico de forma significativa. Essa abordagem permitiu que os alunos desenvolvessem uma visão mais ampla da ciência e sua relevância na sociedade, além de promover habilidades de análise, reflexão e resolução de problemas usando o pensamento científico.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Dis Jefferson Pereira 2024.pdf3.4 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???
Prod. Edu. Jefferson Pereira 2024 EBOOK.pdf38.95 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???