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https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9729
Tipo: | Dissertação |
Título: | Projeto e construção de um veículo de superfície não tripulado, para o monitoramento dos parâmetros físico-químicos de corpos hídricos |
Autor(es): | Seixas, Marina de Rosso |
Primeiro Orientador: | Lugokenski, Thiago Henrique |
1° Membro da banca: | Wagner, Caroline |
2° Membro da banca: | Rojas, José Waldomiro Jiménez |
Resumo: | A crescente preocupação com a gestão sustentável dos recursos hídricos decorre do aumento da poluição e das mudanças climáticas, que afetam a qualidade da água, a saúde humana e os ecossistemas aquáticos. Dados da ONG SOS Mata Atlântica mostram que, em 2023, 15% dos 129 rios monitorados nas bacias do bioma Mata Atlântica ainda não apresentam condições adequadas para uso, evidenciando a fragilidade dos ambientes aquáticos. Esse cenário é agravado pelos impactos da mineração, que gera sedimentos contaminados com substâncias tóxicas como arsênio, chumbo e cianeto, aumentando os riscos de poluição. Adicionalmente, o rompimento de barragens de rejeitos, como em Mariana (MG), provoca contaminação dos rios, assoreamento, mortalidade de peixes e destruição da vegetação ciliar, afetando diretamente as comunidades que dependem desses recursos. Para enfrentar esses desafios, tecnologias como os Veículos de Superfície Não Tripulados (USVs) oferecem soluções eficientes para a coleta de dados em tempo real, especialmente em áreas de difícil acesso. Este trabalho apresenta a construção de um protótipo de USV desenvolvido para monitorar parâmetros físico-químicos de corpos d'água, utilizando uma abordagem prática e econômica. O protótipo foi desenvolvido para operar em diferentes ambientes aquáticos, desde reservatórios até rios e lagos, mesmo sob condições adversas. Durante os testes, o USV coletou dados em 1.371 pontos ao longo de aproximadamente uma hora, sendo 976 pontos obtidos de forma dinâmica, com uma taxa de amostragem de 1 ponto a cada 1,5 segundos. Essa capacidade de amostragem dinâmica representa um avanço significativo em relação aos métodos tradicionais de coleta manual, destacando a eficiência e versatilidade do protótipo. O USV oferece uma ferramenta acessível e replicável, que facilita a identificação de alterações na qualidade da água, permitindo respostas rápidas a contaminações e implementações de ações corretivas. A integração futura de tecnologias avançadas como transmissão de dados em alta velocidade e Inteligência Artificial amplia ainda mais seu potencial no monitoramento ambiental. |
Abstract: | The growing concern for sustainable water resource management stems from increased pollution and climate change, which affect water quality, human health, and aquatic ecosystems. Data from the ONG SOS Mata Atlântica shows that, in 2023, 15% of the 129 rivers monitored in the watersheds of the Mata Atlântica biome still do not present suitable conditions for use, highlighting the fragility of aquatic environments. This scenario is further exacerbated by the impacts of mining, which generates sediments contaminated with toxic substances such as arsenic, lead, and cyanide, increasing pollution risks. Additionally, the collapse of tailings dams, as seen in Mariana (MG), causes river contamination, siltation, fish mortality, and the destruction of riparian vegetation, directly affecting the communities that rely on these resources. To address these challenges, technologies such as Unmanned Surface Vehicles (USVs) offer efficient solutions for real-time data collection, especially in hard-to-reach areas. This work presents the construction of a USV prototype developed to monitor the physicochemical parameters of water bodies, using a practical and cost-effective approach. The prototype was designed to operate in various aquatic environments, from reservoirs to rivers and lakes, even under adverse conditions. During testing, the USV collected data from 1,371 points over approximately one hour, with 976 points obtained dynamically at a sampling rate of 1 point every 1.5 seconds. This dynamic sampling capability represents a significant advancement over traditional manual collection methods, highlighting the efficiency and versatility of the prototype. The USV provides an accessible and replicable tool that facilitates the identification of water quality changes, enabling quick responses to contamination and the implementation of corrective actions. The future integration of advanced technologies such as high-speed data transmission and Artificial Intelligence further enhances its potential in environmental monitoring. |
Palavras-chave: | Veículo de Superfície Não Tripulado Monitoramento ambiental Recursos hídricos Sustentabilidade Unmanned Surface Vehicle Environmental monitoring Water resources Sustainability |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Caçapava do Sul |
Curso: | Mestrado Profissional em Engenharia Mineral |
Citação: | SEIXAS, Marina de Rosso. Projeto e construção de um veículo de superfície não tripulado, para o monitoramento dos parâmetros físico-químicos de corpos hídricos. 2024. 78 f. Dissertação (Mestrado Profissional em engenharia Mineral) – Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9729 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Engenharia Mineral |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Marina de Rosso Seixas - 2024.pdf | Dissertação apresentada ao programa de Pós-graduação em Engenharia Mineral da Universidade Federal do Pampa, Campus Caçapava do Sul, como requisito parcial para a obtenção do Título de Mestre em Engenharia Mineral. | 5.15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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