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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ações de publicidade e product placement em eventos de esporte eletrônico
Autor(es): Jacques, Vinicius Eduardo da Silva
Primeiro Orientador: Pereira, João Antônio Gomes
1° Membro da banca: Santor, Fernando Silva
2° Membro da banca: Silva, Eduardo Vieira da
Resumo: Com o crescimento da indústria dos jogos e mais especificamente do esporte eletrônico é natural despertar cada vez mais o interesse do meio publicitário, este trabalho visa contribuir principalmente a área do esporte eletrônico buscando entender como são desenvolvidas ações de publicidade e product placement em eventos de esporte eletrônico, realizando um estudo de caso do evento PGL Major Antwerp 2022 de Counter-Strike: Global Offensive, usando da observação e utilizando da pesquisa descritiva, possuindo duas abordagens, primeiramente uma abordagem quantitativa e depois uma abordagem qualitativa dos resultados. Foi realizada a análise de dados categorizando seus tipos de aparições, número de repetições e características, buscando separar ações de publicidade e de product placement e destacando cada uma em figuras e quadros. Os principais resultados são marcas voltadas ao público gamer, que buscam criar vínculos, reforçar sua presença dentro do público deste evento e também criando credibilidade através de suas ações. Concluindo que a utilização destes eventos são ferramentas para que as marcas presentes consigam criar ações e vínculos constantes durante toda a transmissão além de interações especiais diretamente com seu público alvo e até mesmo para que novos produtos sejam apresentados diretamente para o público desejado.
Abstract: With the growth of the gaming industry and, more specifically, electronic sports, it is natural to arouse increasing interest from the advertising sector. This work aims to contribute primarily to the field of electronic sports by seeking to understand how advertising and product placement actions are developed in electronic sports events. A case study of the PGL Major Antwerp 2022 event of Counter-Strike: Global Offensive was conducted, using observation and descriptive research, with two approaches: first, a quantitative approach and then a qualitative approach to the results. Data analysis was performed by categorizing the types of appearances, the number of repetitions, and characteristics, aiming to separate advertising and product placement actions, and highlighting each in figures and tables. The main results show that brands target the gaming audience, seeking to create bonds, reinforce their presence within this event's audience, and build credibility through their actions. It concludes that the use of these events is a tool for the brands involved to create constant actions and bonds throughout the broadcast, as well as special interactions directly with their target audience, and even to present new products directly to the desired audience.
Palavras-chave: Jogos eletrônicos
Publicidade
Marca de produtos
Video games
Advertising
Product Placement
Counter-Strike
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Citação: JACQUES, Vinicius Eduardo da Silva. Ações de publicidade e product placement em eventos de esporte eletrônico. 2024. 82 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Comunicação Social – habilitação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9465
Data do documento: 8-Jul-2024
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