Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9284
Tipo: Monografia de Especialização
Título : Quanto cabe em um porta malas? : solucionando um problema matemático
Autor(es): Dias, Julia Monteiro
Primeiro Orientador: Oliveira , Cristiano Peres
Coorientador: Bihain, Anderson Luis Jeske
1° Membro da banca: Oliveira, Cristiano Peres
2° Membro da banca: Silva, Everson Jonatha Gomes da
3° Membro da banca: Blass, Leandro
Resumo: Este texto tem por objetivo relatar o planejamento, elaboração e aplicação de uma aula inédita de matemática com estudantes do 3º ano do Ensino Médio da turma 306 no turno da manhã do Colégio Estadual Antônio de Castro Alves localizado no município de Alvorada/RS visando um relato da aplicação de uma aula inédita com o uso da matemática como ferramenta. A pergunta que norteou essa aplicação foi: Como demonstrar aos alunos que a matemática pode ser usada em nossas vidas para resolver problemas? E juntamente com esta pergunta o intuito era demonstrar que espaço relativo às formas presentes em nosso dia a dia são parte da matemática, despertar o pensamento e análise de situações possam ser feitos em conjunto, proporcionando e reflexão de todos cada um à sua maneira, porém expondo e debatendo a situação proposta. Logo surgindo a idéia de questionar os alunos sobre a capacidade de um porta-malas e de forma autônoma verificar como a situação seria resolvida, através da matemática tradicional ou não. No final da atividade os alunos responderam um questionário sobre suas percepções em relação à atividade desenvolvida. Através da percepção da professora e dos questionários respondidos pelos alunos, foi conduzido um relato analisando o processo investigativo possibilitando algumas reflexões e conclusões.
Resumen : This text aims to report the planning, elaboration and application of an unprecedented mathematics class with students of the 3rd year of High School in class 306 in the morning shift of Colégio Estadual Antônio de Castro Alves located in the municipality of Alvorada/RS, seeking a report the application of an unprecedented class with the use of mathematics as a tool. The question that guided this application was: How to demonstrate to students that mathematics can be used in our lives to solve problems? And together with this question, the intention was to demonstrate that space related to the forms present in our day to day are part of mathematics, awakening the thought and analysis of situations can be done together, providing and reflection of everyone, each in their own way, but exposing and discussing the proposed situation. Soon, the idea arose to question students about the capacity of a trunk and autonomously check how a situation would be resolved, through traditional mathematics or not. At the end of the activity, the students answered an alert about their emotions in relation to the activity developed. Through the perception of the teacher and the controls answered by the students, a report was carefully analyzed analyzing the investigative process, preparing some things to think about and understand.
Palabras clave : Matemática
Aula Inédita
Ferramenta
Mathematics
Unpublished Class
Tool
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Curso: Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio: Matemática na Prática
Citación : DIAS, Julia Monteiro. Quanto cabe em um porta malas? : solucionando um problema matemático. 2023. 31f. Monografia (Especialização) – Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio: Matemática na Prática, Universidade Federal do Pampa, Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9284
Fecha de publicación : 30-jun-2023
Aparece en las colecciones: Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio: Matemática na Prática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_Julia.pdf5.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.