???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9284
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Oliveira , Cristiano Peres-
dc.creatorDias, Julia Monteiro-
dc.date.accessioned2024-06-03T18:59:14Z-
dc.date.available2024-06-03T18:59:14Z-
dc.date.issued2023-06-30-
dc.identifier.citationDIAS, Julia Monteiro. Quanto cabe em um porta malas? : solucionando um problema matemático. 2023. 31f. Monografia (Especialização) – Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio: Matemática na Prática, Universidade Federal do Pampa, Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9284-
dc.description.abstractThis text aims to report the planning, elaboration and application of an unprecedented mathematics class with students of the 3rd year of High School in class 306 in the morning shift of Colégio Estadual Antônio de Castro Alves located in the municipality of Alvorada/RS, seeking a report the application of an unprecedented class with the use of mathematics as a tool. The question that guided this application was: How to demonstrate to students that mathematics can be used in our lives to solve problems? And together with this question, the intention was to demonstrate that space related to the forms present in our day to day are part of mathematics, awakening the thought and analysis of situations can be done together, providing and reflection of everyone, each in their own way, but exposing and discussing the proposed situation. Soon, the idea arose to question students about the capacity of a trunk and autonomously check how a situation would be resolved, through traditional mathematics or not. At the end of the activity, the students answered an alert about their emotions in relation to the activity developed. Through the perception of the teacher and the controls answered by the students, a report was carefully analyzed analyzing the investigative process, preparing some things to think about and understand.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectAula Inéditapt_BR
dc.subjectFerramentapt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectUnpublished Classpt_BR
dc.subjectToolpt_BR
dc.titleQuanto cabe em um porta malas? : solucionando um problema matemáticopt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Bihain, Anderson Luis Jeske-
dc.contributor.referee1Oliveira, Cristiano Peres-
dc.contributor.referee2Silva, Everson Jonatha Gomes da-
dc.contributor.referee3Blass, Leandro-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio: Matemática na Práticapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoEste texto tem por objetivo relatar o planejamento, elaboração e aplicação de uma aula inédita de matemática com estudantes do 3º ano do Ensino Médio da turma 306 no turno da manhã do Colégio Estadual Antônio de Castro Alves localizado no município de Alvorada/RS visando um relato da aplicação de uma aula inédita com o uso da matemática como ferramenta. A pergunta que norteou essa aplicação foi: Como demonstrar aos alunos que a matemática pode ser usada em nossas vidas para resolver problemas? E juntamente com esta pergunta o intuito era demonstrar que espaço relativo às formas presentes em nosso dia a dia são parte da matemática, despertar o pensamento e análise de situações possam ser feitos em conjunto, proporcionando e reflexão de todos cada um à sua maneira, porém expondo e debatendo a situação proposta. Logo surgindo a idéia de questionar os alunos sobre a capacidade de um porta-malas e de forma autônoma verificar como a situação seria resolvida, através da matemática tradicional ou não. No final da atividade os alunos responderam um questionário sobre suas percepções em relação à atividade desenvolvida. Através da percepção da professora e dos questionários respondidos pelos alunos, foi conduzido um relato analisando o processo investigativo possibilitando algumas reflexões e conclusões.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio: Matemática na Prática

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC_Julia.pdf5.65 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???