???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9275
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Blass, Leandro-
dc.creatorSantana, William Joaquim Santos de-
dc.date.accessioned2024-06-03T18:44:45Z-
dc.date.available2024-06-03T18:44:45Z-
dc.date.issued2023-01-16-
dc.identifier.citationSANTANA, William Joaquim Santos de. Re (pensar) as simetrias de figuras planas com utilização do GeoGebra. 2023. 50f. Monografia (Especialização) – Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio: Matemática na Prática, Universidade Federal do Pampa, Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9275-
dc.description.abstractThis research is the product of the elaboration and application of an unprecedented class using Mathematical Investigation as a teaching methodology, with the help of GeoGebra in the teaching of symmetries, applied in the 3rd year of High School. The aim is to understand geometric thinking in relation to symmetries using GeoGebra in an activity based on Mathematical Research. This is an exploratory qualitative research with the purpose of analyzing patterns, ideas or hypotheses of the students involved. The elaboration process was divided in the construction of the lesson plan and in the stages that compose it, with intentionalities in the exploration and formulation of conjectures. There were three moments in the application, the first sought to analyze the class with an individualized initial form; in the second, stages were proposed in pairs for students to build their own knowledge with the teacher's mediation according to the moments of Mathematical Investigation; in the third, an individualized final form was applied in order to compare (initial form and final form) and evaluate the procedures performed. The work showed how investigative activities enrich the teaching-learning of symmetries, with theoretical support in the Mathematical Investigation proposed by Ponte (1998, 2003 and 2006). It is concluded that the investigative activity enables greater involvement of the students and that the use of the GeoGebra software helped in the teaching-learning process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInvestigação Matemáticapt_BR
dc.subjectGeoGebrapt_BR
dc.subjectSimetriaspt_BR
dc.subjectMathematical Researchpt_BR
dc.subjectSymmetriespt_BR
dc.titleRe (pensar) as simetrias de figuras planas com utilização do GeoGebrapt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Bihain, Anderson Luís Jeske-
dc.contributor.referee1Blass, Leandro-
dc.contributor.referee2Oliveira, Cristiano Peres-
dc.contributor.referee3Vaz, Francieli Aparecida-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio: Matemática na Práticapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa é o produto da elaboração e aplicação de uma aula inédita utilizando como metodologia de ensino a Investigação Matemática, com o auxílio do GeoGebra no ensino de simetrias, aplicada na 3ª série do Ensino Médio. O objetivo foi compreender o pensamento geométrico em relação às simetrias com a utilização do GeoGebra numa atividade baseada na Investigação Matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória com o propósito de analisar padrões, ideias ou hipóteses dos alunos envolvidos. O processo de elaboração foi dividido na construção do plano de aula e nas etapas que o compõem, com intencionalidades na exploração e formulação de conjecturas. Na aplicação ocorreram três momentos, o primeiro buscou analisar a turma com um formulário inicial individualizado; no segundo, foram propostas etapas em duplas para os alunos construírem seu próprio conhecimento com a mediação do docente de acordo com os momentos da Investigação Matemática; no terceiro, foi aplicado um formulário final individualizado com o intuito de comparar (formulário inicial e formulário final) e avaliar os procedimentos realizados. O trabalho mostrou como as atividades investigativas enriquecem o ensino-aprendizagem de simetrias, com aporte teórico na Investigação Matemática proposta por Ponte (1998, 2003 e 2006). Conclui-se que a atividade investigativa possibilita maior envolvimento dos alunos e que, o uso do software GeoGebra auxiliou no ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio: Matemática na Prática

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TRABALHOFINAL.WILLIAM.pdf3.04 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???