Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9275
Tipo: Monografia de Especialização
Título: Re (pensar) as simetrias de figuras planas com utilização do GeoGebra
Autor(es): Santana, William Joaquim Santos de
Primeiro Orientador: Blass, Leandro
Coorientador: Bihain, Anderson Luís Jeske
1° Membro da banca: Blass, Leandro
2° Membro da banca: Oliveira, Cristiano Peres
3° Membro da banca: Vaz, Francieli Aparecida
Resumo: Esta pesquisa é o produto da elaboração e aplicação de uma aula inédita utilizando como metodologia de ensino a Investigação Matemática, com o auxílio do GeoGebra no ensino de simetrias, aplicada na 3ª série do Ensino Médio. O objetivo foi compreender o pensamento geométrico em relação às simetrias com a utilização do GeoGebra numa atividade baseada na Investigação Matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória com o propósito de analisar padrões, ideias ou hipóteses dos alunos envolvidos. O processo de elaboração foi dividido na construção do plano de aula e nas etapas que o compõem, com intencionalidades na exploração e formulação de conjecturas. Na aplicação ocorreram três momentos, o primeiro buscou analisar a turma com um formulário inicial individualizado; no segundo, foram propostas etapas em duplas para os alunos construírem seu próprio conhecimento com a mediação do docente de acordo com os momentos da Investigação Matemática; no terceiro, foi aplicado um formulário final individualizado com o intuito de comparar (formulário inicial e formulário final) e avaliar os procedimentos realizados. O trabalho mostrou como as atividades investigativas enriquecem o ensino-aprendizagem de simetrias, com aporte teórico na Investigação Matemática proposta por Ponte (1998, 2003 e 2006). Conclui-se que a atividade investigativa possibilita maior envolvimento dos alunos e que, o uso do software GeoGebra auxiliou no ensino-aprendizagem.
Abstract: This research is the product of the elaboration and application of an unprecedented class using Mathematical Investigation as a teaching methodology, with the help of GeoGebra in the teaching of symmetries, applied in the 3rd year of High School. The aim is to understand geometric thinking in relation to symmetries using GeoGebra in an activity based on Mathematical Research. This is an exploratory qualitative research with the purpose of analyzing patterns, ideas or hypotheses of the students involved. The elaboration process was divided in the construction of the lesson plan and in the stages that compose it, with intentionalities in the exploration and formulation of conjectures. There were three moments in the application, the first sought to analyze the class with an individualized initial form; in the second, stages were proposed in pairs for students to build their own knowledge with the teacher's mediation according to the moments of Mathematical Investigation; in the third, an individualized final form was applied in order to compare (initial form and final form) and evaluate the procedures performed. The work showed how investigative activities enrich the teaching-learning of symmetries, with theoretical support in the Mathematical Investigation proposed by Ponte (1998, 2003 and 2006). It is concluded that the investigative activity enables greater involvement of the students and that the use of the GeoGebra software helped in the teaching-learning process.
Palavras-chave: Investigação Matemática
GeoGebra
Simetrias
Mathematical Research
Symmetries
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Curso: Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio: Matemática na Prática
Citação: SANTANA, William Joaquim Santos de. Re (pensar) as simetrias de figuras planas com utilização do GeoGebra. 2023. 50f. Monografia (Especialização) – Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio: Matemática na Prática, Universidade Federal do Pampa, Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9275
Data do documento: 16-Jan-2023
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio: Matemática na Prática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHOFINAL.WILLIAM.pdf3.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.