???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9196
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: O ensino e aprendizagem de Línguas Adicionais a educandos disléxicos no Ensino Fundamental II: estudos de casos em uma escola pública municipal no interior gaúcho
Autor(es): Rosa, Irina Taina Del Castillo
Primeiro Orientador: Pereira, Aden Rodrigues
1° Membro da banca: Pereira, Aden Rodrigues
2° Membro da banca: Moser, Denise
3° Membro da banca: Antunes, Verônica Morales
Resumo: Este trabalho configura-se em um estudo de casos que teve como contexto de pesquisa uma escola pública de ensino fundamental em município no interior do estado do Rio Grande do Sul. Como objetivo geral, o estudo tratou de analisar os efeitos e os impactos das proposições de ensino de línguas adicionais a educandos disléxicos, em específico nos anos finais no ensino fundamental II, a partir de critérios, métodos e estratégias recomendados por órgãos nacionais como a Associação Brasileira de Dislexia (2016) e internacionais como a Associação Internacional de Dislexia (2017) no processo de aprendizagem desses estudantes evidenciando suas dificuldades e potencialidades. Para isso, o estudo contou com cinco sujeitos, sendo eles: duas professoras de línguas adicionais, uma professora da educação inclusiva atuante no Atendimento Educacional Especializado e dois estudantes disléxicos matriculados nos anos finais do ensino fundamental, todos pertencentes ao mesmo contexto de pesquisa citado. Como instrumentos para coleta de dados, foram realizadas entrevistas com as professoras, observações diretas nas aulas regulares de inglês e espanhol e materiais adaptados em ambas as línguas para verificação da proficiência dos estudantes no nível básico. Os resultados encontrados nesse estudo, como se verá ao longo do TCC, parecem corroborar as teorias levantadas no aporte teórico no tocante aos processos de ensino e aprendizagem que envolvem educandos disléxicos.
Abstract: This work is a case study that had as its research context a public elementary school in a city in the interior of the state. As a general objective, the study aimed to analyze the effects and impacts of the propositions of additional language teaching to dyslexic students, specifically in the final years of elementary school II, based on criteria, methods, and strategies recommended by national bodies such as the Brazilian Dyslexia Association (2016) and international bodies such as the International Dyslexia Association (2017) in the learning process of these students, highlighting their difficulties and potentials. To this end, the study included five subjects: two additional language teachers, one inclusive education teacher working in the Specialized Education Service, and two dyslexic students enrolled in the final years of elementary school, all belonging to the same research context. As an instrument for data collection, interviews with the teachers, direct observations in regular English and Spanish classes, and adapted materials in both languages were conducted to check the students' proficiency at the basic level. The results found in this study, as will be seen throughout this TCC, seem to corroborate the theories raised in the theoretical contribution to teaching and learning processes involving dyslexic students.
metadata.dc.subject: Ensino
Aprendizagem
Línguas Adicionais
Dislexia
Teaching
Learning
Additional Languages
Dyslexia
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
metadata.dc.identifier.citation: ROSA, Irina Taina Del Castillo. O ensino e aprendizagem de Línguas Adicionais a educandos disléxicos no Ensino Fundamental II: estudos de casos em uma escola pública municipal no interior gaúcho. 2023. 118f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras -Línguas Adicionais : Inglês, Espanhol e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9196
metadata.dc.date.issued: 31-Jan-2023
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC_Irina_COM_FOLHA_DE_APROVACAO_7MAI024.pdf2.18 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???