???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9196
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Pereira, Aden Rodrigues-
dc.creatorRosa, Irina Taina Del Castillo-
dc.date.accessioned2024-05-09T16:53:03Z-
dc.date.available2024-05-08-
dc.date.available2024-05-09T16:53:03Z-
dc.date.issued2023-01-31-
dc.identifier.citationROSA, Irina Taina Del Castillo. O ensino e aprendizagem de Línguas Adicionais a educandos disléxicos no Ensino Fundamental II: estudos de casos em uma escola pública municipal no interior gaúcho. 2023. 118f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras -Línguas Adicionais : Inglês, Espanhol e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9196-
dc.description.abstractThis work is a case study that had as its research context a public elementary school in a city in the interior of the state. As a general objective, the study aimed to analyze the effects and impacts of the propositions of additional language teaching to dyslexic students, specifically in the final years of elementary school II, based on criteria, methods, and strategies recommended by national bodies such as the Brazilian Dyslexia Association (2016) and international bodies such as the International Dyslexia Association (2017) in the learning process of these students, highlighting their difficulties and potentials. To this end, the study included five subjects: two additional language teachers, one inclusive education teacher working in the Specialized Education Service, and two dyslexic students enrolled in the final years of elementary school, all belonging to the same research context. As an instrument for data collection, interviews with the teachers, direct observations in regular English and Spanish classes, and adapted materials in both languages were conducted to check the students' proficiency at the basic level. The results found in this study, as will be seen throughout this TCC, seem to corroborate the theories raised in the theoretical contribution to teaching and learning processes involving dyslexic students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLínguas Adicionaispt_BR
dc.subjectDislexiapt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectAdditional Languagespt_BR
dc.subjectDyslexiapt_BR
dc.titleO ensino e aprendizagem de Línguas Adicionais a educandos disléxicos no Ensino Fundamental II: estudos de casos em uma escola pública municipal no interior gaúchopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Aden Rodrigues-
dc.contributor.referee2Moser, Denise-
dc.contributor.referee3Antunes, Verônica Morales-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho configura-se em um estudo de casos que teve como contexto de pesquisa uma escola pública de ensino fundamental em município no interior do estado do Rio Grande do Sul. Como objetivo geral, o estudo tratou de analisar os efeitos e os impactos das proposições de ensino de línguas adicionais a educandos disléxicos, em específico nos anos finais no ensino fundamental II, a partir de critérios, métodos e estratégias recomendados por órgãos nacionais como a Associação Brasileira de Dislexia (2016) e internacionais como a Associação Internacional de Dislexia (2017) no processo de aprendizagem desses estudantes evidenciando suas dificuldades e potencialidades. Para isso, o estudo contou com cinco sujeitos, sendo eles: duas professoras de línguas adicionais, uma professora da educação inclusiva atuante no Atendimento Educacional Especializado e dois estudantes disléxicos matriculados nos anos finais do ensino fundamental, todos pertencentes ao mesmo contexto de pesquisa citado. Como instrumentos para coleta de dados, foram realizadas entrevistas com as professoras, observações diretas nas aulas regulares de inglês e espanhol e materiais adaptados em ambas as línguas para verificação da proficiência dos estudantes no nível básico. Os resultados encontrados nesse estudo, como se verá ao longo do TCC, parecem corroborar as teorias levantadas no aporte teórico no tocante aos processos de ensino e aprendizagem que envolvem educandos disléxicos.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC_Irina_COM_FOLHA_DE_APROVACAO_7MAI024.pdf2.18 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???