Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9180
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A moda como estratégia de comunicação: a cantora Lizzo e sua participação no movimento Body Positive
Autor(es): Souza, Juliana Rosa de
Primeiro Orientador: Silva, Marcela Guimarães e
1° Membro da banca: Gonçalves, Carmen Regina Abreu
2° Membro da banca: Rhoden, Valmor
Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido para compreender como a cantora Lizzo se apropria do movimento Body Positive para consolidar sua imagem, a partir da justificativa de ampliar o debate a respeito da diversidade de corpos existentes. Para isso, foi necessário explorar os conceitos de estratégias de comunicação e imagem pessoal, assim como precisou-se entender o que é o movimento Body Positive e compreender a construção de imagem de Lizzo no movimento Body Positive, para então observar de quais formas a vestimenta da artista em importantes premiações da indústria fonográfica se relaciona com seu discurso sobre positividade corporal. A pesquisa é de caráter exploratório e cunho descritivo, o qual utiliza elementos de pesquisa bibliográfica para garantir uma base de conhecimentos sobre estratégias de comunicação para compreender a relação entre a imagem pessoal de Lizzo e o movimento Body Positive. Para cumprir com os objetivos estabelecidos, foram analisadas as publicações feitas na conta do Instagram da cantora pré, durante e após as cerimônias do VMA 2022 e o Grammy de 2023. A partir da análise de 13 postagens, foi possível identificar que a assessoria de comunicação de Lizzo desenvolveu uma estrutura de publicações durante eventos para fazer a manutenção da sua imagem de modo o qual sua mensagem continue sendo transmitida através de suas ações, fortalecendo sua imagem e reputação.
Abstract: The present work was developed to understand how the singer Lizzo appropriates the Body Positive movement to consolidate her image, based on the justification of expanding the debate regarding the diversity of existing bodies. To do this, it was necessary to explore the concepts of communication strategies and personal image, as well as understanding what the Body Positive movement is and understanding the construction of Lizzo's image in the Body Positive movement, to then observe in what ways the clothing of the artist in important music industry awards is related to her speech about body positivity. The research is exploratory and descriptive in nature, which uses elements of bibliographical research to guarantee a knowledge base on communication strategies to understand the relationship between Lizzo's personal image and the Body Positive movement. To meet the established objectives, publications made on the singer's Instagram account before, during and after the 2022 VMA and 2023 Grammy ceremonies were analyzed. From the analysis of 13 posts, it was possible to identify that the communications department de Lizzo developed a publication structure during events to maintain her image so that her message continues to be transmitted through her actions, strengthening her image and reputation.
Palavras-chave: Imagem corporal
Comunicação
Autoaceitação em mulheres
Obesidade
Imagem corporal em mulheres
Body Positive
Lizzo, 1988-
Body image
Communication
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Citação: SOUZA, Juliana Rosa de. A moda como estratégia de comunicação: a cantora Lizzo e sua participação no movimento body positive. 2023. 52 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharelado em Relações Públicas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9180
Data do documento: 11-Dez-2023
Aparece nas coleções:Relações Públicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Juliana Rosa de Souza 2023.pdf4.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.