Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9163
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A escrita criativa de fanfics como ferramenta potencializadora do letramento literário
Autor(es): Pereira , Tatiana Aparecida Ribas
Primeiro Orientador: Dornelles, Clara Zeni Camargo
1° Membro da banca: Dornelles, Clara Zeni Camargo
2° Membro da banca: Canto, Camila Gonçalves dos Santos do
3° Membro da banca: Vasconcellos, Mariana Fernandes
Resumo: Com as aulas escolares realizadas remotamente, devido à pandemia de Covid-19, professores da educação básica se viram em uma série de desafios, entre eles o de mobilizar o interesse dos jovens pela leitura literária. Em vista disso, esta pesquisa teve como objetivo geral incentivar a leitura e a escrita de modo significativo nos anos finais do ensino fundamental, em contexto remoto. Para tanto, elaboramos e analisamos um objeto educacional, explorando as possibilidades de a escrita criativa de fanfictions potencializar o letramento literário. Os principais aportes teóricos utilizados para esta pesquisa amparam-se em: Cosson (2021) para sequência expandida e letramento literário; Assis Brasil (2015), Gando e Taufer (2020), Leitão (2008) e Magalhães (2017) para escrita criativa; Jamison (2017), Nascimento (2020) e Vargas (2005) para o gênero fanfiction. Em relação à metodologia, trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória de abordagem qualitativa e com os seguintes procedimentos técnicos: levantamento bibliográfico; elaboração de uma enquete no Google Forms e implementação da mesma por meio das redes sociais e aplicativos de mensagens, para descobrir as preferências literárias dos jovens com idade entre 13 e 15 anos; seleção de leituras - o livro Contos peculiares (RIGGS, 2016) ; esboço da sequência expandida no Google Drive; produção do objeto educacional, cujo título é Fanfics com personagens peculiares: uma proposta de escrita criativa para o letramento literário, composto de onze etapas que envolvem tanto atividades de leitura literária, como atividades de escrita criativa; e análise do objeto educacional adequado ao ensino remoto para alunos dos anos finais do ensino fundamental. Por fim, concluímos que o objeto educacional elaborado associa a escrita criativa ao letramento literário de modo produtivo, especialmente porque se ancora na proposta de construção de uma comunidade de leitores que compartilhem relações singulares com a leitura literária na produção de fanfics.
Abstract: With school classes held remotely, due to the Covid-19 pandemic, basic education teachers found themselves facing a series of challenges, among them that of mobilizing young people's interest in literary reading. In view of this, this research aims to encourage reading and writing significantly in the final years of elementary school, in a remote context. Therefore, we elaborated and analyzed an educational object, exploring the possibilities of the creative writing of fanfictions to enhance literary literacy. The main theoretical contributions used for this research are supported by: Cosson (2021) for expanded sequence and literary literacy; Assis Brasil (2015), Gando and Taufer (2020), Leitão (2008) and Magalhães (2017) for creative writing; Jamison (2017), Nascimento (2020) and Vargas (2005) for the fanfiction genre. Regarding the methodology, it is an exploratory research with a qualitative approach and with the following technical procedures: bibliographic survey; preparing a survey on Google Forms and implementing it through social networks and messaging applications, to discover the literary preferences of young people aged between 13 and 15 years; selection of readings - the book Tales of the Peculiar (RIGGS, 2016) ; Expanded Sequence Sketch in Google Drive; production of the educational object, whose title is Fanfics with peculiar characters: a proposal for creative writing for literary literacy, consisting of eleven stages that involve both literary reading activities and creative writing activities; and analysis of the educational object suitable for remote teaching for students in the final years of elementary school. Finally, we conclude that the educational object elaborated associates creative writing to literary literacy in a productive way, especially because it is anchored in the proposal of building a community of readers who share unique relationships with literary reading in the production of fanfics.
Palavras-chave: Escrita criativa
Gênero Fanfiction
Letramento literário
Creative writing
Fanfiction genre
Literary literacy
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Citação: PEREIRA, Tatiana Aparecida Ribas. A escrita criativa de fanfics como ferramenta potencializadora do letramento literário. 71 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9163
Data do documento: 8-Dez-2021
Aparece nas coleções:Licenciatura em Letras – Português – EaD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TATIANA APARECIDA RIBAS PEREIRA.pdfTatiana Aparecida Ribas Pereira 20213.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.