???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9163
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Dornelles, Clara Zeni Camargo-
dc.creatorPereira , Tatiana Aparecida Ribas-
dc.date.accessioned2024-04-17T21:40:40Z-
dc.date.available2024-04-17-
dc.date.available2024-04-17T21:40:40Z-
dc.date.issued2021-12-08-
dc.identifier.citationPEREIRA, Tatiana Aparecida Ribas. A escrita criativa de fanfics como ferramenta potencializadora do letramento literário. 71 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9163-
dc.description.abstractWith school classes held remotely, due to the Covid-19 pandemic, basic education teachers found themselves facing a series of challenges, among them that of mobilizing young people's interest in literary reading. In view of this, this research aims to encourage reading and writing significantly in the final years of elementary school, in a remote context. Therefore, we elaborated and analyzed an educational object, exploring the possibilities of the creative writing of fanfictions to enhance literary literacy. The main theoretical contributions used for this research are supported by: Cosson (2021) for expanded sequence and literary literacy; Assis Brasil (2015), Gando and Taufer (2020), Leitão (2008) and Magalhães (2017) for creative writing; Jamison (2017), Nascimento (2020) and Vargas (2005) for the fanfiction genre. Regarding the methodology, it is an exploratory research with a qualitative approach and with the following technical procedures: bibliographic survey; preparing a survey on Google Forms and implementing it through social networks and messaging applications, to discover the literary preferences of young people aged between 13 and 15 years; selection of readings - the book Tales of the Peculiar (RIGGS, 2016) ; Expanded Sequence Sketch in Google Drive; production of the educational object, whose title is Fanfics with peculiar characters: a proposal for creative writing for literary literacy, consisting of eleven stages that involve both literary reading activities and creative writing activities; and analysis of the educational object suitable for remote teaching for students in the final years of elementary school. Finally, we conclude that the educational object elaborated associates creative writing to literary literacy in a productive way, especially because it is anchored in the proposal of building a community of readers who share unique relationships with literary reading in the production of fanfics.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscrita criativapt_BR
dc.subjectGênero Fanfictionpt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectCreative writingpt_BR
dc.subjectFanfiction genrept_BR
dc.subjectLiterary literacypt_BR
dc.titleA escrita criativa de fanfics como ferramenta potencializadora do letramento literáriopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Dornelles, Clara Zeni Camargo-
dc.contributor.referee2Canto, Camila Gonçalves dos Santos do-
dc.contributor.referee3Vasconcellos, Mariana Fernandes-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoCom as aulas escolares realizadas remotamente, devido à pandemia de Covid-19, professores da educação básica se viram em uma série de desafios, entre eles o de mobilizar o interesse dos jovens pela leitura literária. Em vista disso, esta pesquisa teve como objetivo geral incentivar a leitura e a escrita de modo significativo nos anos finais do ensino fundamental, em contexto remoto. Para tanto, elaboramos e analisamos um objeto educacional, explorando as possibilidades de a escrita criativa de fanfictions potencializar o letramento literário. Os principais aportes teóricos utilizados para esta pesquisa amparam-se em: Cosson (2021) para sequência expandida e letramento literário; Assis Brasil (2015), Gando e Taufer (2020), Leitão (2008) e Magalhães (2017) para escrita criativa; Jamison (2017), Nascimento (2020) e Vargas (2005) para o gênero fanfiction. Em relação à metodologia, trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória de abordagem qualitativa e com os seguintes procedimentos técnicos: levantamento bibliográfico; elaboração de uma enquete no Google Forms e implementação da mesma por meio das redes sociais e aplicativos de mensagens, para descobrir as preferências literárias dos jovens com idade entre 13 e 15 anos; seleção de leituras - o livro Contos peculiares (RIGGS, 2016) ; esboço da sequência expandida no Google Drive; produção do objeto educacional, cujo título é Fanfics com personagens peculiares: uma proposta de escrita criativa para o letramento literário, composto de onze etapas que envolvem tanto atividades de leitura literária, como atividades de escrita criativa; e análise do objeto educacional adequado ao ensino remoto para alunos dos anos finais do ensino fundamental. Por fim, concluímos que o objeto educacional elaborado associa a escrita criativa ao letramento literário de modo produtivo, especialmente porque se ancora na proposta de construção de uma comunidade de leitores que compartilhem relações singulares com a leitura literária na produção de fanfics.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras – Português – EaD

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TATIANA APARECIDA RIBAS PEREIRA.pdfTatiana Aparecida Ribas Pereira 20213.08 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???