???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9027
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Análise do nível de Alfabetização Científica de estudantes de escolas públicas de Bagé-RS
Autor(es): Medeiros, Rose Milene Garcia de
Primeiro Orientador: Santos, Rosana Maia Cavalcanti
1° Membro da banca: Santos, Rosana Cavalcanti Maia
2° Membro da banca: Marranghello, Guilherme Frederico
3° Membro da banca: Lindemann, Renata Hernandez
Resumo: Este trabalho trata de um estudo sobre Alfabetização Científica, que possui como objetivo promover o pensamento crítico dos estudantes a fim de potencializar os indivíduos a agir na sociedade da melhor forma possível, com conhecimentos necessários para tomar decisões vistas como adequadas envolvendo cultura, sociedade e ambiente. Desta forma, a pergunta problema deste Trabalho de Conclusão de Curso é: Qual o nível de Alfabetização Científica dos estudantes de terceiro ano do Ensino Médio de algumas escolas públicas do município de Bagé, Rio Grande do Sul e como esse resultado se relaciona com as metodologias e recursos didáticos utilizados nas suas aulas dos componentes curriculares da área de Ciências da Natureza? Para verificar este nível, será utilizado o Teste de Alfabetização Científica Básica Simplificado que foi analisado de forma quantitativa, sendo considerado alfabetizado cientificamente aquele que atingir 60% de acertos em cada um dos três eixos do teste; já para conhecer a metodologia e os recursos didáticos, foi elaborado um questionário que será analisado de maneira qualitativa e quantitativamente. Por meio desta relação, foi possível observar que o Ensino Tradicional é presente nas aulas dos alunos considerados Alfabetizados Cientificamente, porém, possui fatores que potencializam a Alfabetização Científica. Nesse contexto, é proposto uma possibilidade de melhorar o nível de Alfabetização Científica dos estudantes concluintes do Ensino Médio, a partir dos dados levantados, com a metodologia de Ensino por Investigação.
Abstract: This work deals with a study on Scientific Literacy, which aims to promote students' critical thinking in order to empower individuals to act in society in the best possible way, with the knowledge necessary to make decisions seen as appropriate involving culture, society and environment. Therefore, the problem question of this project is: What is the level of Scientific Literacy of third-year high school students in some public schools in the city of Bagé, Rio Grande do Sul? How does this result relate to the methodology and teaching resources used in your classes in the curricular components of the Natural Sciences area? To verify this level, the Simplified Basic Scientific Literacy Test will be used, which will be analyzed quantitatively, with anyone who achieves 60% correct answers in each of the three axes of the test being considered scientifically literate; To learn about the methodology and teaching resources, a questionnaire was prepared that will be analyzed qualitatively and quantitatively. Through this relationship, it was possible to observe that Traditional Education is present in the classes of students considered Scientifically Literate, however, it has factors that enhance Scientific Literacy. However, a possibility is proposed to improve the level of Scientific Literacy of students completing High School, based on the data collected, with the Research-based Teaching methodology.
metadata.dc.subject: Alfabetização Científica
Ensino de Ciências
Ciências da Natureza
Ensino por Investigação
Scientific Literacy
Science teaching
Natural Sciences
Teaching by Research
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
metadata.dc.identifier.citation: MEDEIROS, Rose Milene Garcia de .Análise do nível de Alfabetização Científica de estudantes de escolas públicas de Bagé-RS. 81 p. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9027
metadata.dc.date.issued: 15-Dec-2023
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Física

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC_Milene_VersaoFinal.pdf2.54 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???