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dc.contributor.advisor1Santos, Rosana Maia Cavalcanti-
dc.creatorMedeiros, Rose Milene Garcia de-
dc.date.accessioned2024-03-04T19:28:02Z-
dc.date.available2024-03-04-
dc.date.available2024-03-04T19:28:02Z-
dc.date.issued2023-12-15-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Rose Milene Garcia de .Análise do nível de Alfabetização Científica de estudantes de escolas públicas de Bagé-RS. 81 p. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9027-
dc.description.abstractThis work deals with a study on Scientific Literacy, which aims to promote students' critical thinking in order to empower individuals to act in society in the best possible way, with the knowledge necessary to make decisions seen as appropriate involving culture, society and environment. Therefore, the problem question of this project is: What is the level of Scientific Literacy of third-year high school students in some public schools in the city of Bagé, Rio Grande do Sul? How does this result relate to the methodology and teaching resources used in your classes in the curricular components of the Natural Sciences area? To verify this level, the Simplified Basic Scientific Literacy Test will be used, which will be analyzed quantitatively, with anyone who achieves 60% correct answers in each of the three axes of the test being considered scientifically literate; To learn about the methodology and teaching resources, a questionnaire was prepared that will be analyzed qualitatively and quantitatively. Through this relationship, it was possible to observe that Traditional Education is present in the classes of students considered Scientifically Literate, however, it has factors that enhance Scientific Literacy. However, a possibility is proposed to improve the level of Scientific Literacy of students completing High School, based on the data collected, with the Research-based Teaching methodology.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetização Científicapt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectCiências da Naturezapt_BR
dc.subjectEnsino por Investigaçãopt_BR
dc.subjectScientific Literacypt_BR
dc.subjectScience teachingpt_BR
dc.subjectNatural Sciencespt_BR
dc.subjectTeaching by Researchpt_BR
dc.titleAnálise do nível de Alfabetização Científica de estudantes de escolas públicas de Bagé-RSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Rosana Cavalcanti Maia-
dc.contributor.referee2Marranghello, Guilherme Frederico-
dc.contributor.referee3Lindemann, Renata Hernandez-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoEste trabalho trata de um estudo sobre Alfabetização Científica, que possui como objetivo promover o pensamento crítico dos estudantes a fim de potencializar os indivíduos a agir na sociedade da melhor forma possível, com conhecimentos necessários para tomar decisões vistas como adequadas envolvendo cultura, sociedade e ambiente. Desta forma, a pergunta problema deste Trabalho de Conclusão de Curso é: Qual o nível de Alfabetização Científica dos estudantes de terceiro ano do Ensino Médio de algumas escolas públicas do município de Bagé, Rio Grande do Sul e como esse resultado se relaciona com as metodologias e recursos didáticos utilizados nas suas aulas dos componentes curriculares da área de Ciências da Natureza? Para verificar este nível, será utilizado o Teste de Alfabetização Científica Básica Simplificado que foi analisado de forma quantitativa, sendo considerado alfabetizado cientificamente aquele que atingir 60% de acertos em cada um dos três eixos do teste; já para conhecer a metodologia e os recursos didáticos, foi elaborado um questionário que será analisado de maneira qualitativa e quantitativamente. Por meio desta relação, foi possível observar que o Ensino Tradicional é presente nas aulas dos alunos considerados Alfabetizados Cientificamente, porém, possui fatores que potencializam a Alfabetização Científica. Nesse contexto, é proposto uma possibilidade de melhorar o nível de Alfabetização Científica dos estudantes concluintes do Ensino Médio, a partir dos dados levantados, com a metodologia de Ensino por Investigação.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
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