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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A psicolinguística nas aulas de língua portuguesa da educação básica no Brasil
Autor(es): Rosa , Joseane Silveira da
Primeiro Orientador: Moser, Denise Aparecida
1° Membro da banca: Moser, Denise Aparecida
2° Membro da banca: Kelling, Vera Lúcia Vargas
3° Membro da banca: Acosta, Vanessa David
Resumo: A Psicolinguística é uma ciência que se interessa em estudar o processamento da linguagem. Nessa área, o presente artigo científico tem por objetivo central verificar se a Psicolinguística possui espaço nas aulas de português da Educação Básica no Brasil. Possui como metodologia a pesquisa bibliográfica, direcionada ao viés qualitativo e exploratório. O levantamento bibliográfico consultado aponta que algumas instituições de ensino superior do Brasil estão trabalhando com laboratórios de Psicolinguística bem estruturados sob supervisão de profissionais qualificados, atendendo várias linhas de pesquisas nos seus programas de pós-graduações stricto sensu em Letras e Linguística demandas. Não se encontraram publicações cujo tema ficasse evidente que a Psicolinguística está chegando às aulas de português na Educação Básica brasileira. Observou-se, no entanto, que há a formação continuada, o qual dá indicativos que, de alguma forma, essas pesquisas serão propagadas, além desta pesquisadora, da área de Letras – Português, obter conhecimentos nesse campo que pretende aplicá-las com seus estudantes com ou sem desvios de linguagem. Vale lembrar que é também uma alternativa para instigar políticas públicas para que os estudos psicolinguísticos cheguem aos professores de português mais rapidamente.
Resumen : Psycholinguistics is a science that is interested in studying language processing. In this area, the main objective of this scientific article is to verify whether Psycholinguistics has space in Portuguese classes in Basic Education in Brazil. Its methodology is bibliographical research, aimed at a qualitative and exploratory bias. The bibliographic survey consulted indicates that some higher education institutions in Brazil are working with well-structured Psycholinguistics laboratories under the supervision of qualified professionals, serving several lines of research in their stricto sensu postgraduate programs in Letters and Linguistics Demands. No publications were found whose theme made it clear that Psycholinguistics is reaching Portuguese classes in Brazilian Basic Education. It was observed, however, that there is continuing education, which gives indications that, in some way, these researches will be propagated, in addition to this researcher, in the area of Letters – Portuguese, to obtain knowledge in this field that intends to apply them with her students with or without language deviations. It is worth remembering that it is also an alternative to instigate public policies so that psycholinguistic studies reach Portuguese teachers more quickly.
Palabras clave : Psicolinguística
Brasil
Língua Portuguesa
Educação Básica
Psycholinguistics
Brazil
Portuguese language
Basic education
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Citación : ROSA, Joseane Silveira da. A psicolinguística nas aulas de língua portuguesa da educação básica no Brasil. 20 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8998
Fecha de publicación : 20-dic-2021
Aparece en las colecciones: Licenciatura em Letras – Português – EaD

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