???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8998
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Moser, Denise Aparecida-
dc.creatorRosa , Joseane Silveira da-
dc.date.accessioned2024-02-27T17:12:07Z-
dc.date.available2024-02-26-
dc.date.available2024-02-27T17:12:07Z-
dc.date.issued2021-12-20-
dc.identifier.citationROSA, Joseane Silveira da. A psicolinguística nas aulas de língua portuguesa da educação básica no Brasil. 20 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8998-
dc.description.abstractPsycholinguistics is a science that is interested in studying language processing. In this area, the main objective of this scientific article is to verify whether Psycholinguistics has space in Portuguese classes in Basic Education in Brazil. Its methodology is bibliographical research, aimed at a qualitative and exploratory bias. The bibliographic survey consulted indicates that some higher education institutions in Brazil are working with well-structured Psycholinguistics laboratories under the supervision of qualified professionals, serving several lines of research in their stricto sensu postgraduate programs in Letters and Linguistics Demands. No publications were found whose theme made it clear that Psycholinguistics is reaching Portuguese classes in Brazilian Basic Education. It was observed, however, that there is continuing education, which gives indications that, in some way, these researches will be propagated, in addition to this researcher, in the area of Letters – Portuguese, to obtain knowledge in this field that intends to apply them with her students with or without language deviations. It is worth remembering that it is also an alternative to instigate public policies so that psycholinguistic studies reach Portuguese teachers more quickly.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPsicolinguísticapt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.subjectPsycholinguisticspt_BR
dc.subjectBrazilpt_BR
dc.subjectPortuguese languagept_BR
dc.subjectBasic educationpt_BR
dc.titleA psicolinguística nas aulas de língua portuguesa da educação básica no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Moser, Denise Aparecida-
dc.contributor.referee2Kelling, Vera Lúcia Vargas-
dc.contributor.referee3Acosta, Vanessa David-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoA Psicolinguística é uma ciência que se interessa em estudar o processamento da linguagem. Nessa área, o presente artigo científico tem por objetivo central verificar se a Psicolinguística possui espaço nas aulas de português da Educação Básica no Brasil. Possui como metodologia a pesquisa bibliográfica, direcionada ao viés qualitativo e exploratório. O levantamento bibliográfico consultado aponta que algumas instituições de ensino superior do Brasil estão trabalhando com laboratórios de Psicolinguística bem estruturados sob supervisão de profissionais qualificados, atendendo várias linhas de pesquisas nos seus programas de pós-graduações stricto sensu em Letras e Linguística demandas. Não se encontraram publicações cujo tema ficasse evidente que a Psicolinguística está chegando às aulas de português na Educação Básica brasileira. Observou-se, no entanto, que há a formação continuada, o qual dá indicativos que, de alguma forma, essas pesquisas serão propagadas, além desta pesquisadora, da área de Letras – Português, obter conhecimentos nesse campo que pretende aplicá-las com seus estudantes com ou sem desvios de linguagem. Vale lembrar que é também uma alternativa para instigar políticas públicas para que os estudos psicolinguísticos cheguem aos professores de português mais rapidamente.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras – Português – EaD

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Joseane_Silveira_da_Rosa.pdfJoseane Silveira da Rosa 2021906.02 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???