Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8989
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Inclusão escolar: pelos percalços do preconceito e da formação docente |
Autor(es): | Cardoso , Luíse Sarate |
Primeiro Orientador: | Alvarez, Isaphi Marlene Jardim |
1° Membro da banca: | Alvarez, Isaphi Marlene Jardim |
2° Membro da banca: | Kelling, Véra Lúcia Vargas de Souza |
3° Membro da banca: | Acosta, Vanessa David |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo compreender que os conceitos de Inclusão e como se dão as práticas inclusivas em sala de aula, considerando a legislação brasileira, na qual fica exposta sob a Constituição Federal de 1988, que todos cidadãos brasileiros são iguais, sem distinção, perante a lei. A proposta tem como embasamento teórico, Stainback e Stainback (1999) sobre a marginalização de pessoas com deficiência desde a Antiguidade, Glat (2000) sobre as primeiras escolas para pessoas com deficiência no Brasil e Bersch (2017) sobre o uso das Tecnologias Assistivas com ferramenta para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais e emocionais do aluno. A pesquisa ocorreu em três momentos: (1) delimitação de objetivos e levantamento de material bibliográfico; (2) realização das perguntas norteadoras para investigação com profissional da área e (3) coleta e análise de dados. Observou-se ao longo da pesquisa a necessidade de refletir e fomentar as discussões sobre o processo de inclusão de alunos da educação especial. |
Abstract: | The present work aims to understand that the concepts of Inclusion and how inclusive practices take place in the classroom, considering Brazilian legislation, which is exposed under the Federal Constitution of 1988, that all Brazilian citizens are equal, without distinction, By the law. The proposal is theoretically based on Stainback and Stainback (1999) on the marginalization of people with disabilities since Antiquity, Glat (2000) on the first schools for people with disabilities in Brazil and Bersch (2017) on the use of Assistive Technologies with tool for the development of the student's cognitive, social and emotional skills. The research took place in three moments: (1) delimitation of objectives and collection of bibliographic material; (2) carrying out the guiding questions for investigation with a professional in the area and (3) collecting and analyzing data. It was observed throughout the research the need to reflect and encourage discussions about the process of inclusion of special education students. |
Palavras-chave: | Inclusão Educação Tecnologias Assistivas Inclusion Education Assistive Technologies |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Jaguarão |
Citação: | CARDOSO, Luíse Sarate. Inclusão escolar: pelos percalços do preconceito e da formação docente. 25 p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8989 |
Data do documento: | 19-Jul-2022 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Letras – Português – EaD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Luíse Sarate Cardoso.pdf | Luíse Sarate Cardoso 2022 | 840.54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.