???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8983
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: As Tecnologias de Informação e Comunicação como uma Possível Forma de Incentivo à Leitura Literária
Autor(es): Bianchi, Tatiana Ritta
Primeiro Orientador: Camargos, Moacir Lopes de
1° Membro da banca: Camargos, Moacir Lopes de
2° Membro da banca: Seixa, Ana Paula
3° Membro da banca: Bosco, Débora Cortez
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo geral investigar de que forma as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), como celulares e computadores, podem ser empregadas como uma ferramenta pedagógica na sala de aula. Para a geração de dados foi aplicado, no ano de dois mil e vinte e três, dois questionários em duas escolas públicas, uma central, na qual houveram trinta questionários respondidos, e outra periférica, na qual participaram vinte e três respondentes. As questões, juntas às respostas dos alunos, foram inseridas no google forms para a geração de gráficos, auxiliando na análise destes. Como referencial teórico, foram utilizados autores tais como Candido, Furtado, Cordeiro Furtado e Perrone-Moisés. Como conclusão, obteve-se que a maioria dos alunos gostaria de ter o hábito de ler, justificando que as TICs podem significar a mudança pedagógica necessária para engatilhar esse interesse nos estudantes. Apesar do acesso à internet ser a realidade de 98,1% dos respondentes, somente aqueles que já possuíam o hábito de leitura a utilizavam com o fim de nutrir esse hábito, tornando necessário que o professor guie o aluno quando no intuito de harmonizar a internet e a literatura.
Abstract: The general aim of this research was to investigate how Information and Communication Technologies (ICTs), such as cell phones and computers, can be used as a pedagogical resource in the classroom. In order to generate the data, two questionnaires were applied in two public schools, a central one, in which thirty questionnaires were answered, and a peripheral one, in which twenty-three students participated. The questions, as well as the respondents' answers, were entered into Google Forms to generate charts in order to assist in their analysis. Authors such as Candido, Furtado, Cordeiro Furtado and Perrone-Moisés were used as theoretical references. The conclusion was that the majority of students would like to have the habit of reading, justifying that ICTs could be the pedagogical change needed to trigger this interest in students. Although 98,1% of the respondents had access to the internet, only those who already had a reading habit used it to nurture that habit, making it necessary for the teacher to guide the student when trying to harmonize the internet and literature.
metadata.dc.subject: TICs
Literatura
Redes sociais
Internet
Escola
Literature
Social media
School
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
metadata.dc.identifier.citation: BIANCHI, Tatiana Ritta. As Tecnologias de Informação e Comunicação como uma Possível Forma de Incentivo à Leitura Literária.53 p. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras -Línguas Adicionais : Inglês, Espanhol e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8983
metadata.dc.date.issued: 7-Dec-2023
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
controlador.php.pdf6.16 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???