???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8983
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Camargos, Moacir Lopes de-
dc.creatorBianchi, Tatiana Ritta-
dc.date.accessioned2024-02-26T19:34:22Z-
dc.date.available2023-02-22-
dc.date.available2024-02-26T19:34:22Z-
dc.date.issued2023-12-07-
dc.identifier.citationBIANCHI, Tatiana Ritta. As Tecnologias de Informação e Comunicação como uma Possível Forma de Incentivo à Leitura Literária.53 p. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras -Línguas Adicionais : Inglês, Espanhol e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8983-
dc.description.abstractThe general aim of this research was to investigate how Information and Communication Technologies (ICTs), such as cell phones and computers, can be used as a pedagogical resource in the classroom. In order to generate the data, two questionnaires were applied in two public schools, a central one, in which thirty questionnaires were answered, and a peripheral one, in which twenty-three students participated. The questions, as well as the respondents' answers, were entered into Google Forms to generate charts in order to assist in their analysis. Authors such as Candido, Furtado, Cordeiro Furtado and Perrone-Moisés were used as theoretical references. The conclusion was that the majority of students would like to have the habit of reading, justifying that ICTs could be the pedagogical change needed to trigger this interest in students. Although 98,1% of the respondents had access to the internet, only those who already had a reading habit used it to nurture that habit, making it necessary for the teacher to guide the student when trying to harmonize the internet and literature.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTICspt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.subjectSocial mediapt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.titleAs Tecnologias de Informação e Comunicação como uma Possível Forma de Incentivo à Leitura Literáriapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Camargos, Moacir Lopes de-
dc.contributor.referee2Seixa, Ana Paula-
dc.contributor.referee3Bosco, Débora Cortez-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo geral investigar de que forma as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), como celulares e computadores, podem ser empregadas como uma ferramenta pedagógica na sala de aula. Para a geração de dados foi aplicado, no ano de dois mil e vinte e três, dois questionários em duas escolas públicas, uma central, na qual houveram trinta questionários respondidos, e outra periférica, na qual participaram vinte e três respondentes. As questões, juntas às respostas dos alunos, foram inseridas no google forms para a geração de gráficos, auxiliando na análise destes. Como referencial teórico, foram utilizados autores tais como Candido, Furtado, Cordeiro Furtado e Perrone-Moisés. Como conclusão, obteve-se que a maioria dos alunos gostaria de ter o hábito de ler, justificando que as TICs podem significar a mudança pedagógica necessária para engatilhar esse interesse nos estudantes. Apesar do acesso à internet ser a realidade de 98,1% dos respondentes, somente aqueles que já possuíam o hábito de leitura a utilizavam com o fim de nutrir esse hábito, tornando necessário que o professor guie o aluno quando no intuito de harmonizar a internet e a literatura.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
controlador.php.pdf6.16 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???