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https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8894
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Gestão da Escola Estadual de Ensino Fundamental Maurício Cardoso e a implementação da lei 10.639 em prol de um ambiente educacional antirracista |
Título(s) alternativo(s): | Management of the State School of Elementary Education Maurício Cardoso and the implementation of the law 10.639 towards an anti-racist educational environment |
Autor(es): | Severo, Marta Nívea Pontes da Silva |
Primeiro Orientador: | Adão, Sebastião Ailton da Rosa Cerqueira |
1° Membro da banca: | Lima, Luiz Edgar Araujo |
2° Membro da banca: | Medeiros, Flaviani Souto Bolzan |
Resumo: | O presente artigo objetiva analisar como a educação antirracista pode ser implementada na Escola Estadual de Ensino Fundamental Maurício Cardoso, do mesmo modo, apresentar os desafios enfrentados na instituição a fim de compreender quais medidas podem ser adotadas nesse contexto. No que tange a metodologia foi realizada observação participativa e pesquisa de campo com entrevista semiestruturada com docentes lotados na escola. A pesquisa justifica-se na necessidade de promover aos alunos e professores um espaço de reflexão, pois o ensino transpassa a teoria. Sendo assim, o processo de ensino-aprendizagem deve proporcionar aos aprendentes vivências proximas de suas respectivas realidades, por tanto, em um país como o Brasil que é marcado por questões históricas que refletem na estrutura social da população, na discriminação e marginalização de pessoas é essencial promover essa discussão. Os resultados prévios apontam que o cenário educacional não acompanha a luta antirracista |
Abstract: | This article aims to analyze how anti-racist education can be implemented at the Maurício Cardoso State Elementary School, and also to present the challenges faced in the institution in order to understand what measures can be adopted in this context. Regarding the methodology, participatory observation and field research were carried out with semi-structured interviews with teachers working at the school. The research is justified by the need to provide students and teachers with a space for reflection, as teaching goes beyond theory. Therefore, the teaching-learning process must provide learners with experiences close to their respective realities, therefore, in a country like Brazil that is marked by historical issues that reflect on the social structure of the population, discrimination and marginalization of people is It is essential to promote this discussion. Previous results indicate that the educational scenario does not follow the anti-racist struggle in its entirety, and many gaps are perceived in the system that trains teachers and students. |
Palavras-chave: | Gestão escolar Antirracismo Escola pública School management Anti-racism Public school |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Santana do Livramento |
Citação: | SEVERO, Marta Nívea Pontes da Silva. Gestão da Escola Estadual de Ensino fundamental Maurício Cardoso e a implementação da lei 10.639 em prol de um ambiente educacional antirracista. 24p. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gestão Pública). Santana do Livramento: Universidade Federal do Pampa, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8894 |
Data do documento: | 8-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | Tecnologia em Gestão Pública |
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