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dc.contributor.advisor1Adão, Sebastião Ailton da Rosa Cerqueira-
dc.creatorSevero, Marta Nívea Pontes da Silva-
dc.date.accessioned2024-01-30T20:19:00Z-
dc.date.available2024-01-27-
dc.date.available2024-01-30T20:19:00Z-
dc.date.issued2023-12-08-
dc.identifier.citationSEVERO, Marta Nívea Pontes da Silva. Gestão da Escola Estadual de Ensino fundamental Maurício Cardoso e a implementação da lei 10.639 em prol de um ambiente educacional antirracista. 24p. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gestão Pública). Santana do Livramento: Universidade Federal do Pampa, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8894-
dc.description.abstractThis article aims to analyze how anti-racist education can be implemented at the Maurício Cardoso State Elementary School, and also to present the challenges faced in the institution in order to understand what measures can be adopted in this context. Regarding the methodology, participatory observation and field research were carried out with semi-structured interviews with teachers working at the school. The research is justified by the need to provide students and teachers with a space for reflection, as teaching goes beyond theory. Therefore, the teaching-learning process must provide learners with experiences close to their respective realities, therefore, in a country like Brazil that is marked by historical issues that reflect on the social structure of the population, discrimination and marginalization of people is It is essential to promote this discussion. Previous results indicate that the educational scenario does not follow the anti-racist struggle in its entirety, and many gaps are perceived in the system that trains teachers and students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectAntirracismopt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectSchool managementpt_BR
dc.subjectAnti-racismpt_BR
dc.subjectPublic schoolpt_BR
dc.titleGestão da Escola Estadual de Ensino Fundamental Maurício Cardoso e a implementação da lei 10.639 em prol de um ambiente educacional antirracistapt_BR
dc.title.alternativeManagement of the State School of Elementary Education Maurício Cardoso and the implementation of the law 10.639 towards an anti-racist educational environmentpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.ID68391984pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1120777834924443pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Luiz Edgar Araujo-
dc.contributor.referee2Medeiros, Flaviani Souto Bolzan-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4607360594925765pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4052151673668477pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoO presente artigo objetiva analisar como a educação antirracista pode ser implementada na Escola Estadual de Ensino Fundamental Maurício Cardoso, do mesmo modo, apresentar os desafios enfrentados na instituição a fim de compreender quais medidas podem ser adotadas nesse contexto. No que tange a metodologia foi realizada observação participativa e pesquisa de campo com entrevista semiestruturada com docentes lotados na escola. A pesquisa justifica-se na necessidade de promover aos alunos e professores um espaço de reflexão, pois o ensino transpassa a teoria. Sendo assim, o processo de ensino-aprendizagem deve proporcionar aos aprendentes vivências proximas de suas respectivas realidades, por tanto, em um país como o Brasil que é marcado por questões históricas que refletem na estrutura social da população, na discriminação e marginalização de pessoas é essencial promover essa discussão. Os resultados prévios apontam que o cenário educacional não acompanha a luta antirracistapt_BR
dc.publisher.departmentCampus Santana do Livramentopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Tecnologia em Gestão Pública

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