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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A ecolalia no desenvolvimento da linguagem de autistas verbais na APAE de Alegrete/RS.
Autor(es): Mota, Rafaela Floriano
Primeiro Orientador: Moser, Denise Aparecida
Resumo: A presente pesquisa objetiva analisar como os profissionais especializados da Associação de Pais e Mestres, do município de Alegrete/RS, intervêm na ecolalia produzida por autistas verbais, para difundi-las aos professores de português da educação básica. Para isso, apresentam-se informações pertinentes acerca do Transtorno do Espectro Autista, da teoria sociointeracionista de Vygotsky (2002) e de alguns estudos referentes à ecolalia imediata e tardia (CHARLOP, 1986; TARPLEE; BARROW, 1999; BERNARD-OPTZ et al., 2000). Além disso, expõe-se a aplicação de um questionário, contendo 15 questões dissertativas, respondidas por uma fonoaudióloga e uma psicopedagoga da referida instituição. Os dados levantados, analisados sob a ótica da teoria sociointeracionista de Vygotsky (2002), do desenvolvimento da linguagem de Schirmer, Fontoura e Nunes (2009) e de análise do conteúdo de Bardin (2002), revelaram que a ecolalia é a etapa fundamental para o desenvolvimento da linguagem de pessoas com TEA, porque a diminuição dela serve de parâmetro para identificar o sucesso ou falha nos programas de intervenção terapêutica. Destaca-se também a importância do trabalho em conjunto dos terapeutas, da família e das escolas, no sentido de formar uma rede de apoio e proporcionar interações sociais para o autista.
Abstract: The present research aims to analyze how the specialized professionals of the Association of Parents and Teachers, in the city of Alegrete/RS, intervene in the echolalia produced by verbal autistics, to spread them to Portuguese teachers of basic education. For this, relevant information about Autism Spectrum Disorder, Vygotsky's socio-interactionist theory (2002) and some studies concerning immediate and delayed echolalia are presented (CHARLOP, 1986; TARPLEE; BARROW, 1999; BERNARD-OPTZ et al., 2000) In addition, the application of a questionnaire is exposed, containing 15 essay questions, answered by a speech therapist and a psychopedagogue from the aforementioned institution. The data collected, analyzed from the perspective of Vygotsky's (2002) socio-interactionist theory, Schirmer, Fontoura and Nunes' (2009) language development and Bardin's (2002) content analysis, revealed that echolalia is the fundamental stage for the development of language in people with ASD, because its decrease serves as a parameter to identify the success or failure of therapeutic intervention programs. The importance of working together with therapists, families and schools is also highlighted, in order to form a support network and provide social interactions for the autistic.
Palavras-chave: Transtornos do espectro Autista
Ecolalia
Aquisição de linguagem
Acompanhamento terapêutico
Autistic Spectrum Disorder
Echolalia
Language development
Therapeutic service
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Alegrete
Citação: MOTA, Rafaela Floriano. A ecolalia no desenvolvimento da linguagem de autistas verbais na APAE de Alegrete/RS. Orientadora: Profa. Denise Aparecida Moser. 2022. 25p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Letras Português EaD, Alegrete, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8862
Data do documento: 11-Mar-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Letras – Português – EaD

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