???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8862
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang??? |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Moser, Denise Aparecida | - |
dc.creator | Mota, Rafaela Floriano | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-24T19:55:45Z | - |
dc.date.available | 2024-01-24T19:55:45Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-11 | - |
dc.identifier.citation | MOTA, Rafaela Floriano. A ecolalia no desenvolvimento da linguagem de autistas verbais na APAE de Alegrete/RS. Orientadora: Profa. Denise Aparecida Moser. 2022. 25p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Letras Português EaD, Alegrete, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8862 | - |
dc.description.abstract | The present research aims to analyze how the specialized professionals of the Association of Parents and Teachers, in the city of Alegrete/RS, intervene in the echolalia produced by verbal autistics, to spread them to Portuguese teachers of basic education. For this, relevant information about Autism Spectrum Disorder, Vygotsky's socio-interactionist theory (2002) and some studies concerning immediate and delayed echolalia are presented (CHARLOP, 1986; TARPLEE; BARROW, 1999; BERNARD-OPTZ et al., 2000) In addition, the application of a questionnaire is exposed, containing 15 essay questions, answered by a speech therapist and a psychopedagogue from the aforementioned institution. The data collected, analyzed from the perspective of Vygotsky's (2002) socio-interactionist theory, Schirmer, Fontoura and Nunes' (2009) language development and Bardin's (2002) content analysis, revealed that echolalia is the fundamental stage for the development of language in people with ASD, because its decrease serves as a parameter to identify the success or failure of therapeutic intervention programs. The importance of working together with therapists, families and schools is also highlighted, in order to form a support network and provide social interactions for the autistic. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Transtornos do espectro Autista | pt_BR |
dc.subject | Ecolalia | pt_BR |
dc.subject | Aquisição de linguagem | pt_BR |
dc.subject | Acompanhamento terapêutico | pt_BR |
dc.subject | Autistic Spectrum Disorder | pt_BR |
dc.subject | Echolalia | pt_BR |
dc.subject | Language development | pt_BR |
dc.subject | Therapeutic service | pt_BR |
dc.title | A ecolalia no desenvolvimento da linguagem de autistas verbais na APAE de Alegrete/RS. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa objetiva analisar como os profissionais especializados da Associação de Pais e Mestres, do município de Alegrete/RS, intervêm na ecolalia produzida por autistas verbais, para difundi-las aos professores de português da educação básica. Para isso, apresentam-se informações pertinentes acerca do Transtorno do Espectro Autista, da teoria sociointeracionista de Vygotsky (2002) e de alguns estudos referentes à ecolalia imediata e tardia (CHARLOP, 1986; TARPLEE; BARROW, 1999; BERNARD-OPTZ et al., 2000). Além disso, expõe-se a aplicação de um questionário, contendo 15 questões dissertativas, respondidas por uma fonoaudióloga e uma psicopedagoga da referida instituição. Os dados levantados, analisados sob a ótica da teoria sociointeracionista de Vygotsky (2002), do desenvolvimento da linguagem de Schirmer, Fontoura e Nunes (2009) e de análise do conteúdo de Bardin (2002), revelaram que a ecolalia é a etapa fundamental para o desenvolvimento da linguagem de pessoas com TEA, porque a diminuição dela serve de parâmetro para identificar o sucesso ou falha nos programas de intervenção terapêutica. Destaca-se também a importância do trabalho em conjunto dos terapeutas, da família e das escolas, no sentido de formar uma rede de apoio e proporcionar interações sociais para o autista. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Alegrete | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Licenciatura em Letras – Português – EaD |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
TCC - Rafaela Floriano Mota - 2022.pdf | 732.69 kB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???