Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8832
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | A atuação de regentes de bandas no ensino de metais em duas escolas públicas do município de Bagé / RS |
Autor(es): | Trindade, Camila Echeverria |
Primeiro Orientador: | Reck, André Müller |
1° Membro da banca: | Reck, André Müller |
2° Membro da banca: | Krüger, Igor Mendes |
3° Membro da banca: | Barres, Lucas da Silva |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo investigar e refletir sobre a atuação dos regentes no ensino de metais em duas bandas escolares públicas na cidade de Bagé/RS, identificando os desafios, incentivos e suas significações sociais baseadas nas teorias do cotidiano (SOUZA, 2000), que procuram entender as relações dos sujeitos com as músicas a partir de suas relações no dia-a-dia. A partir dessa trajetória no campo de ensino de metais em bandas, algumas perguntas de pesquisa foram levantadas como: Qual a formação musical dos regentes de bandas escolares? Quais as escolhas de repertório? Como são os processos de ensino e aprendizagens musicais nesse contexto?. A abordagem metodológica utilizada foi escolhida a partir das orientações das pesquisas qualitativas em educação musical. Como resultado, observou-se a atuação dos regentes no ensino de metais e a importância das bandas no contexto escolar, buscou-se não somente compreender as complexidades envolvidas, mas também propor reflexões que possam impactar positivamente tanto a prática quanto a teoria. |
Resumen : | The aim of this work is to investigate and reflect on the role of conductors in teaching brass in two public school bands in the city of Bagé/RS, identifying the challenges, incentives and their social meanings based on theories of everyday life (SOUZA, 2000), which seek to understand the subjects' relationships with music based on their day-to-day relationships. Based on this trajectory in the field of brass band teaching, some research questions were raised, such as: What is the musical training of school band conductors? What are their repertoire choices? What are the musical teaching and learning processes like in this context? The methodological approach used was chosen based on the guidelines of qualitative research in music education. As a result, we observed the role of conductors in brass teaching and the importance of bands in the school context, seeking not only to understand the complexities involved, but also to propose reflections that can positively impact both practice and theory. |
Palabras clave : | Educação musical Ensino de metais Bandas escolares Music education Brass teaching School bands |
CNPQ: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Citación : | TRINDADE, Camila Echeverria. A atuação de regentes de bandas no ensino de metais em duas escolas públicas do município de Bagé / RS. 2023. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8832 |
Fecha de publicación : | 12-dic-2023 |
Aparece en las colecciones: | Música |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Camila Trindade 2023.pdf | 290.26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.