Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8832
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Reck, André Müller-
dc.creatorTrindade, Camila Echeverria-
dc.date.accessioned2024-01-16T01:17:36Z-
dc.date.available2024-01-15-
dc.date.available2024-01-16T01:17:36Z-
dc.date.issued2023-12-12-
dc.identifier.citationTRINDADE, Camila Echeverria. A atuação de regentes de bandas no ensino de metais em duas escolas públicas do município de Bagé / RS. 2023. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8832-
dc.description.abstractThe aim of this work is to investigate and reflect on the role of conductors in teaching brass in two public school bands in the city of Bagé/RS, identifying the challenges, incentives and their social meanings based on theories of everyday life (SOUZA, 2000), which seek to understand the subjects' relationships with music based on their day-to-day relationships. Based on this trajectory in the field of brass band teaching, some research questions were raised, such as: What is the musical training of school band conductors? What are their repertoire choices? What are the musical teaching and learning processes like in this context? The methodological approach used was chosen based on the guidelines of qualitative research in music education. As a result, we observed the role of conductors in brass teaching and the importance of bands in the school context, seeking not only to understand the complexities involved, but also to propose reflections that can positively impact both practice and theory.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectEnsino de metaispt_BR
dc.subjectBandas escolarespt_BR
dc.subjectMusic educationpt_BR
dc.subjectBrass teachingpt_BR
dc.subjectSchool bandspt_BR
dc.titleA atuação de regentes de bandas no ensino de metais em duas escolas públicas do município de Bagé / RSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Reck, André Müller-
dc.contributor.referee2Krüger, Igor Mendes-
dc.contributor.referee3Barres, Lucas da Silva-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo investigar e refletir sobre a atuação dos regentes no ensino de metais em duas bandas escolares públicas na cidade de Bagé/RS, identificando os desafios, incentivos e suas significações sociais baseadas nas teorias do cotidiano (SOUZA, 2000), que procuram entender as relações dos sujeitos com as músicas a partir de suas relações no dia-a-dia. A partir dessa trajetória no campo de ensino de metais em bandas, algumas perguntas de pesquisa foram levantadas como: Qual a formação musical dos regentes de bandas escolares? Quais as escolhas de repertório? Como são os processos de ensino e aprendizagens musicais nesse contexto?. A abordagem metodológica utilizada foi escolhida a partir das orientações das pesquisas qualitativas em educação musical. Como resultado, observou-se a atuação dos regentes no ensino de metais e a importância das bandas no contexto escolar, buscou-se não somente compreender as complexidades envolvidas, mas também propor reflexões que possam impactar positivamente tanto a prática quanto a teoria.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
Aparece en las colecciones: Música

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Camila Trindade 2023.pdf290.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.