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Tipo: Dissertação
Título : A constituição das dissidências sexuais no discurso de docente de fé católica cristã
Autor(es): Lagôa Júnior, José Alves
Primeiro Orientador: Jesus, Suzana Cavalheiro de
metadata.dc.contributor.advisor2: Caetano, Márcio Rodrigo Vale
Coorientador: Santos, Luciano Pereira dos
1° Membro da banca: Jesus, Suzana Cavalheiro de
2° Membro da banca: Caetano, Márcio Rodrigo Vale
3° Membro da banca: Silva, Fabiane Ferreira da
4° Membro da banca: Santos, Luciano Pereira dos
Resumo: O conservadorismo fundamentalista religioso cristão se posiciona contrário ao reconhecimento das identidades das homossexualidades e seus direitos. As ideologias religiosas têm se propagado e incidido sobre o sistema educacional e um dos seus efeitos foi a retirada das temáticas de gênero e sexualidades dos documentos oficiais que direcionam a Educação. As correntes conservadoras e fundamentalistas religiosas atuam politicamente para a regulação, controle e implementação de uma política educacional fundamentada nos valores morais cristãos. A doutrina cristã prega a submissão da mulher ao homem, o controle da sexualidade e condena a homossexualidade como pecado contra deus e a natureza divina. Esse estudo buscou compreender como docentes que professam e praticam a fé cristã católica constituem os sujeitos das homossexualidades em seus discursos considerando sua crença religiosa e seus valores de moralidade cristã. Um dos critérios da pesquisa era de que a docente fosse do ensino básico da escola pública independentemente da rede ensino, A determinação pela escola pública se dá pela laicidade do Estado e por ser onde maiormente onde os estudantes brasileiros estão matriculados. A definição pelo ensino básico é porque é a faixa etária que sofre maior influência da escola. O instrumento de produção de dados foi a entrevista semiestruturada e análise documental. A seleção tratamento e exame dos dados foram realizados na perspectiva da análise foucaultiana do discurso. Participou do estudo uma docente da rede municipal de ensino de Pelotas/RS, de fé cristã católica apostólica romana e integrante ativa na congregação que frequenta. Os posicionamentos relativos à diversidade sexual, gênero, políticas educacionais, homossexualidades, práticas educativas, valores morais, interferência da religiosidade no exercício da docência, concepções de família, identidade de gênero, homofobia, ideologia de gênero e outras questões foram consideradas para a análise. Em seus resultados o estudo infere, descreve e discute as influências e interferências da fé católica cristã no modo que a docente constitui as dissidências sexuais em seu discurso.
Resumen : Christian religious fundamentalist conservatism is against the recognition of the identities of homosexuals and their rights. Religious ideologies have spread and impacted the educational system and one of its effects has been the removal of gender and sexuality issues from official documents that direct Education. Conservative and religious fundamentalist currents act politically for the regulation, control and implementation of an educational policy based on Christian moral values. Christian doctrine preaches the submission of women to men, control of sexuality and condemns homosexuality as a sin against God and the divine nature. This study sought to understand how teachers who profess and practice the Catholic Christian faith constitute the subjects of homosexuality in their speeches, considering their religious beliefs and their values of Christian morality. One of the research criteria was that the teacher should be from public school basic education, regardless of the education network. The definition for basic education is because it is the age group that is most influenced by school. The data production instrument was the semi-structured interview and document analysis. The selection, treatment and examination of the data were conducted from the perspective of Foucauldian discourse analysis. A teacher from the municipal education network of Pelotas/RS participated in the study, of Roman Catholic Apostolic Christian faith and an active member of the congregation she attends. Positions related to sexual diversity, gender, educational policies, homosexuality, educational practices, moral values, interference of religiosity in teaching, family concepts, gender identity, homophobia, gender ideology and other issues were considered for the analysis. In its results, the study infers, describes, and discusses the influences and interferences of the Catholic Christian faith in the way that the teacher constitutes the dissent of homosexuality in her speech.
Palabras clave : Discursos docentes
Homossexualidades
Escola
Religiosidade católica cristã
Gênero
Teaching discourses
Homosexuality
School
Christian Catholic religiosity
Gender
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Curso: Mestrado Acadêmico em Ensino
Citación : LAGÔA JÚNIOR, José Alves. A constituição das dissidências sexuais no discurso de docente de fé católica cristã. 2023. 132 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8745
Fecha de publicación : 31-ago-2023
Aparece en las colecciones: Mestrado Acadêmico em Ensino

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