Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8722
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Qual é o impacto das tecnologias digitais em sala de aula? Um olhar a partir da perspectiva docente no município de Rosário do Sul |
Autor(es): | Gomes , Lisiane Machado |
Primeiro Orientador: | Córdoba, Alexander Severo |
1° Membro da banca: | Córdoba, Alexander Severo |
2° Membro da banca: | Moser, Denise Aparecida |
3° Membro da banca: | Troina, Rosane Jaehn |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão do Curso – TCC - tem como objetivo geral conhecer o uso das tecnologias digitais em sala de aula, procurando saber como elas contribuem com a maneira com que uma professora, da cidade de Rosário do Sul-RS-Brasil, desenvolve suas as aulas tanto pela modalidade do ensino remoto como a do híbrido. Procurou-se realizar um estudo bibliográfico no que tange o aporte teórico de alguns pesquisadores que são a favor do uso das tecnologias digitais - TICs em sala e aula -, como por exemplo: Mattar (2010) e Soares (2000). No que diz respeito à metodologia empregada, desenvolveu-se uma pesquisa de cunho qualitativo, cujo trabalho prático foi a realização de uma entrevista com a professora de nome LS, da disciplina de língua portuguesa, em uma escola pública da cidade de Rosário do Sul. Salienta-se a importância de os professores estarem atualizados para desenvolverem seus trabalhos pedagógicos com o respaldo dos recursos tecnológicos utilizados dentro da perspectiva do letramento digital. Por fim, por meio das análises dos dados, a partir da entrevista realizada com a professora citada acima, obteve-se como resultado geral: a aceitação do uso das tecnologias digitais no ensino-aprendizagem tanto na modalidade do ensino remoto como a do híbrido por parte da professora entrevistada. |
Resumen: | El presente Trabajo de Fin de Curso - TCC - tiene como objetivo general conocer el uso de las tecnologías digitales en el aula, buscando saber cómo contribuyen a la forma en que una maestra de la ciudad de Rosário do Sul-RS-Brasil, desarrolla sus clases tanto en la modalidad de educación a distancia como la híbrida. Se buscó realizar un estudio bibliográfico sobre el aporte teórico de algunos investigadores que están a favor del uso de las TIC en el aula, por ejemplo: Mattar (2010) y Soares (2000). En cuanto a la metodología utilizada, se desarrolló una investigación cualitativa, cuyo trabajo práctico fue la realización de una entrevista con la profesora de nombre LS, de la asignatura de lengua portuguesa, en una escuela pública de la ciudad de Rosário do Sul. Es importante que los profesores se actualicen para desarrollar su labor pedagógica con el apoyo de los recursos tecnológicos utilizados dentro de la perspectiva de la alfabetización digital. Finalmente, a través del análisis de los datos de la entrevista con la maestra antes mencionada, se obtuvo como resultado general: la aceptación del uso de las tecnologías digitales en la enseñanza-aprendizaje tanto en la modalidad de enseñanza a distancia como la híbrida por parte del maestro entrevistado. |
Palabras clave : | Tecnologias digitais Professores Estudantes Rosário do Sul, RS Tecnologías digitales Maestros Estudiantes Rosario del Sur, RS |
CNPQ: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Jaguarão |
Citación : | GOMES, Lisiane Machado. Qual é o impacto das tecnologias digitais em sala de aula? Um olhar a partir da perspectiva docente no município de Rosário do Sul. 22 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8722 |
Fecha de publicación : | 17-dic-2021 |
Aparece en las colecciones: | Licenciatura em Letras – Português – EaD |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
LISIANE MACHADO GOMES.pdf | Lisiane Machado Gomes 2021 | 286.88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.