???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8722
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Córdoba, Alexander Severo-
dc.creatorGomes , Lisiane Machado-
dc.date.accessioned2023-10-23T17:53:42Z-
dc.date.available2023-10-23-
dc.date.available2023-10-23T17:53:42Z-
dc.date.issued2021-12-17-
dc.identifier.citationGOMES, Lisiane Machado. Qual é o impacto das tecnologias digitais em sala de aula? Um olhar a partir da perspectiva docente no município de Rosário do Sul. 22 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8722-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectRosário do Sul, RSpt_BR
dc.subjectTecnologías digitalespt_BR
dc.subjectMaestrospt_BR
dc.subjectEstudiantespt_BR
dc.subjectRosario del Sur, RSpt_BR
dc.titleQual é o impacto das tecnologias digitais em sala de aula? Um olhar a partir da perspectiva docente no município de Rosário do Sulpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Córdoba, Alexander Severo-
dc.contributor.referee2Moser, Denise Aparecida-
dc.contributor.referee3Troina, Rosane Jaehn-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão do Curso – TCC - tem como objetivo geral conhecer o uso das tecnologias digitais em sala de aula, procurando saber como elas contribuem com a maneira com que uma professora, da cidade de Rosário do Sul-RS-Brasil, desenvolve suas as aulas tanto pela modalidade do ensino remoto como a do híbrido. Procurou-se realizar um estudo bibliográfico no que tange o aporte teórico de alguns pesquisadores que são a favor do uso das tecnologias digitais - TICs em sala e aula -, como por exemplo: Mattar (2010) e Soares (2000). No que diz respeito à metodologia empregada, desenvolveu-se uma pesquisa de cunho qualitativo, cujo trabalho prático foi a realização de uma entrevista com a professora de nome LS, da disciplina de língua portuguesa, em uma escola pública da cidade de Rosário do Sul. Salienta-se a importância de os professores estarem atualizados para desenvolverem seus trabalhos pedagógicos com o respaldo dos recursos tecnológicos utilizados dentro da perspectiva do letramento digital. Por fim, por meio das análises dos dados, a partir da entrevista realizada com a professora citada acima, obteve-se como resultado geral: a aceitação do uso das tecnologias digitais no ensino-aprendizagem tanto na modalidade do ensino remoto como a do híbrido por parte da professora entrevistada.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
dc.description.ResumenEl presente Trabajo de Fin de Curso - TCC - tiene como objetivo general conocer el uso de las tecnologías digitales en el aula, buscando saber cómo contribuyen a la forma en que una maestra de la ciudad de Rosário do Sul-RS-Brasil, desarrolla sus clases tanto en la modalidad de educación a distancia como la híbrida. Se buscó realizar un estudio bibliográfico sobre el aporte teórico de algunos investigadores que están a favor del uso de las TIC en el aula, por ejemplo: Mattar (2010) y Soares (2000). En cuanto a la metodología utilizada, se desarrolló una investigación cualitativa, cuyo trabajo práctico fue la realización de una entrevista con la profesora de nombre LS, de la asignatura de lengua portuguesa, en una escuela pública de la ciudad de Rosário do Sul. Es importante que los profesores se actualicen para desarrollar su labor pedagógica con el apoyo de los recursos tecnológicos utilizados dentro de la perspectiva de la alfabetización digital. Finalmente, a través del análisis de los datos de la entrevista con la maestra antes mencionada, se obtuvo como resultado general: la aceptación del uso de las tecnologías digitales en la enseñanza-aprendizaje tanto en la modalidad de enseñanza a distancia como la híbrida por parte del maestro entrevistado.pt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras – Português – EaD

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
LISIANE MACHADO GOMES.pdfLisiane Machado Gomes 2021286.88 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???