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https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8720
Tipo: | Dissertação |
Título : | Essence Game (EgG): uma extensão do Kernel Essence para modelagem de projetos de jogos digitais |
Autor(es): | Pieva, Lucas Campello da |
Primeiro Orientador: | Silveira, Maicon Bernardino da |
Resumo: | Contexto. Existem desafios no processo de Gerenciamento de Projetos (GPs) de software, seja pelo impacto econômico e social, criticidade a falhas e abrangência tecnológica envolvida. Para tais desafios, a Engenharia de Software (ES) uniu esforços de pesquisadores para elaboração de soluções, tornando-se por vezes padrões para o GP em determinados casos. Contudo há um desafio adicional relacionado ao GPs de jogos digitais por envolver um lado artístico e criativo no processo. Objetivo. A meta é fornecer uma proposta de GP com base no Kernel Essence amparado por processos de ES experimental na sua concepção. Método. Realizamos uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) e um Survey a fim de identificar quais abordagens de GPs para jogos digitais pesquisadores e profissionais da área utilizam para conduzir seus projetos de jogos digitais. Resultado. A partir dos experimentos identificamos que métodos ágeis, principalmente Scrum, prototipação e o uso do Game Design Document (GDD) são considerados boas práticas de GPs de jogos digitais. Conclusão. Concluímos que há possível contribuição pela extensão do Kernel Essence em projetos de jogos digitais, com base na realidade exposta pelos dois experimentos, para construir uma solução moderna, prática e de alto nível. |
Resumen : | Background. There are challenges in Project Management (PM) for software projects, whether due to the economic and social impact, criticality to failures, and the techni-cal scope involved. In each challenge, Software Engineering (SE) joined the efforts of researchers to develop solutions, becoming, in some cases, standards for PM. Moreover, digital game projects present an additional challenge for game producers associated with their artistic and creative side, particularly concerning crafting a game’s visual design and aesthetic. Aims. The aim is to provide a GP proposal based on Kernel Essence supported by experimental ES processes on your conception. Method. We performed a Systematic Literature Review (SLR) and a Survey to identify which approaches in GP the researchers in digital games and professionals uses to conduct their digital game projects. Results. From the experiments, we identified that agile methods, mainly Scrum, prototyping, and Game Design Document (GDD) usage, are considered good GP practices in digital game projects. Conclusions. We conclude that there is a possibility of contributing to the extension of Kernel Essence in digital game projects, based on the reality exposed by the experiments, to build a modern, practical, and high-level solution. |
Palabras clave : | Engenharia de software Administração de projetos Jogos digitais Kernel Essence Software engineering Project administration Digital games |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Alegrete |
Curso: | Mestrado Profissional em Engenharia de Software |
Citación : | PIEVA, Lucas Campello da. Essence Game (EgG): uma extensão do Kernel Essence para modelagem de projetos de jogos digitais. Orientador: Maicon Bernardino da Silveira. 2023. 128 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Engenharia de Software) – Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete, Alegrete, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8720 |
Fecha de publicación : | 18-sep-2023 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Engenharia de Software |
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