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dc.contributor.advisor1Silveira, Maicon Bernardino da-
dc.creatorPieva, Lucas Campello da-
dc.date.accessioned2023-10-23T17:52:27Z-
dc.date.available2023-10-23T17:52:27Z-
dc.date.issued2023-09-18-
dc.identifier.citationPIEVA, Lucas Campello da. Essence Game (EgG): uma extensão do Kernel Essence para modelagem de projetos de jogos digitais. Orientador: Maicon Bernardino da Silveira. 2023. 128 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Engenharia de Software) – Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete, Alegrete, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8720-
dc.description.abstractBackground. There are challenges in Project Management (PM) for software projects, whether due to the economic and social impact, criticality to failures, and the techni-cal scope involved. In each challenge, Software Engineering (SE) joined the efforts of researchers to develop solutions, becoming, in some cases, standards for PM. Moreover, digital game projects present an additional challenge for game producers associated with their artistic and creative side, particularly concerning crafting a game’s visual design and aesthetic. Aims. The aim is to provide a GP proposal based on Kernel Essence supported by experimental ES processes on your conception. Method. We performed a Systematic Literature Review (SLR) and a Survey to identify which approaches in GP the researchers in digital games and professionals uses to conduct their digital game projects. Results. From the experiments, we identified that agile methods, mainly Scrum, prototyping, and Game Design Document (GDD) usage, are considered good GP practices in digital game projects. Conclusions. We conclude that there is a possibility of contributing to the extension of Kernel Essence in digital game projects, based on the reality exposed by the experiments, to build a modern, practical, and high-level solution.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia de softwarept_BR
dc.subjectAdministração de projetospt_BR
dc.subjectJogos digitaispt_BR
dc.subjectKernel Essencept_BR
dc.subjectSoftware engineeringpt_BR
dc.subjectProject administrationpt_BR
dc.subjectDigital gamespt_BR
dc.titleEssence Game (EgG): uma extensão do Kernel Essence para modelagem de projetos de jogos digitaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Engenharia de Softwarept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoContexto. Existem desafios no processo de Gerenciamento de Projetos (GPs) de software, seja pelo impacto econômico e social, criticidade a falhas e abrangência tecnológica envolvida. Para tais desafios, a Engenharia de Software (ES) uniu esforços de pesquisadores para elaboração de soluções, tornando-se por vezes padrões para o GP em determinados casos. Contudo há um desafio adicional relacionado ao GPs de jogos digitais por envolver um lado artístico e criativo no processo. Objetivo. A meta é fornecer uma proposta de GP com base no Kernel Essence amparado por processos de ES experimental na sua concepção. Método. Realizamos uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) e um Survey a fim de identificar quais abordagens de GPs para jogos digitais pesquisadores e profissionais da área utilizam para conduzir seus projetos de jogos digitais. Resultado. A partir dos experimentos identificamos que métodos ágeis, principalmente Scrum, prototipação e o uso do Game Design Document (GDD) são considerados boas práticas de GPs de jogos digitais. Conclusão. Concluímos que há possível contribuição pela extensão do Kernel Essence em projetos de jogos digitais, com base na realidade exposta pelos dois experimentos, para construir uma solução moderna, prática e de alto nível.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Alegretept_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Engenharia de Software

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Resumo - Lucas Campello da Pieva - 2023.pdf195.82 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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