Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8706
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Uma proposta didática para trabalho com letramento literário em contexto de ensino remoto
Autor(es): Moraes, Jaqueline Medianeira Scheffer de
Primeiro Orientador: Caetano, Virgínia Lucena
1° Membro da banca: Caetano, Virgínia Barbosa Lucena
2° Membro da banca: Pereira, Ânderson Martins
3° Membro da banca: Araújo, Nathalia Madeira
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso se ocupa da elaboração de um objeto educacional para trabalhar com literatura em contexto escolar. O referido objeto é uma sequência didática, com base na metodologia de Letramento Literário, desenvolvida por Rildo Cosson, que visa à formação de leitores críticos e busca enfatizar a importância da leitura e da escrita para a formação dos sujeitos. A proposta didática aqui apresentada foi elaborada tendo em vista sua aplicação no modelo de ensino remoto. A obra escolhida para este trabalho foi Guerrilha e Solidão, do escritor Valdomiro Martins, cuja temática central é a vida do negro escravizado no contexto regional do interior do Rio Grande do Sul. As atividades que compõem a sequência didática buscaram utilizar as tecnologias, especialmente às plataformas digitais e redes sociais virtuais, como ferramentas didáticas. A leitura é um processo muito importante na vida dos estudantes, mas requer uma prática que ajude o leitor a desenvolver o gosto pela leitura. Tendo isso em vista, a sequência didática presente neste trabalho foi pensada com o objetivo de estimular o leitor a desenvolver novas práticas de leitura. Além disso, buscou-se adaptar as atividades para o ensino remoto, uma vez que essa modalidade tem se imposto como um grande desafio para professores e alunos na pandemia de Covid-19.
Resumen : The present course conclusion work deals with the elaboration of an educational object to work with literature in a school context. This object is a didactic sequence, based on the Literary Literacy methodology, developed by Rildo Cosson, which aims at training critical readers and seeks to emphasize the importance of reading and writing for the subjects’ formation. The didactic proposal presented here was elaborated with a view to its application in the remote teaching model. The literary work chosen for this research was Guerrilha e Solidão, by Valdomiro Martins, whose central theme is the life of enslaved blacks in the regional context of the interior of Rio Grande do Sul. The activities that make up the didactic sequence sought to use technologies, especially digital platforms and virtual social networks, as teaching tools. Reading is a very important process in the students’ lives, but it requires a practice that helps the reader to develop a taste for reading. With this in mind, the didactic sequence present in this work was designed with the objective of stimulating the reader to develop new reading practices. In addition, an attempt was made to adapt the activities to remote learning, since this modality has imposed itself as a great challenge for teachers and students in the Covid-19 pandemic.
Palabras clave : Leitura
Letramento Literário
Formação de leitores
Ensino remoto
Reading
Literary Literacy
Reader formation
Remote teaching
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Citación : MORAES, Jaqueline Medianeira Scheffer de. Uma proposta didática para trabalho com letramento literário em contexto de ensino remoto. 38 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8706
Fecha de publicación : 15-dic-2021
Aparece en las colecciones: Licenciatura em Letras – Português – EaD

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JAQUELINE MEDIANEIRA SCHEFFER DE MORAES.pdfJaqueline Medianeira Scheffer de Moraes 2021318.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.