???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8706
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Caetano, Virgínia Lucena-
dc.creatorMoraes, Jaqueline Medianeira Scheffer de-
dc.date.accessioned2023-10-19T19:00:16Z-
dc.date.available2023-10-17-
dc.date.available2023-10-19T19:00:16Z-
dc.date.issued2021-12-15-
dc.identifier.citationMORAES, Jaqueline Medianeira Scheffer de. Uma proposta didática para trabalho com letramento literário em contexto de ensino remoto. 38 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8706-
dc.description.abstractThe present course conclusion work deals with the elaboration of an educational object to work with literature in a school context. This object is a didactic sequence, based on the Literary Literacy methodology, developed by Rildo Cosson, which aims at training critical readers and seeks to emphasize the importance of reading and writing for the subjects’ formation. The didactic proposal presented here was elaborated with a view to its application in the remote teaching model. The literary work chosen for this research was Guerrilha e Solidão, by Valdomiro Martins, whose central theme is the life of enslaved blacks in the regional context of the interior of Rio Grande do Sul. The activities that make up the didactic sequence sought to use technologies, especially digital platforms and virtual social networks, as teaching tools. Reading is a very important process in the students’ lives, but it requires a practice that helps the reader to develop a taste for reading. With this in mind, the didactic sequence present in this work was designed with the objective of stimulating the reader to develop new reading practices. In addition, an attempt was made to adapt the activities to remote learning, since this modality has imposed itself as a great challenge for teachers and students in the Covid-19 pandemic.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLetramento Literáriopt_BR
dc.subjectFormação de leitorespt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectLiterary Literacypt_BR
dc.subjectReader formationpt_BR
dc.subjectRemote teachingpt_BR
dc.titleUma proposta didática para trabalho com letramento literário em contexto de ensino remotopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Caetano, Virgínia Barbosa Lucena-
dc.contributor.referee2Pereira, Ânderson Martins-
dc.contributor.referee3Araújo, Nathalia Madeira-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso se ocupa da elaboração de um objeto educacional para trabalhar com literatura em contexto escolar. O referido objeto é uma sequência didática, com base na metodologia de Letramento Literário, desenvolvida por Rildo Cosson, que visa à formação de leitores críticos e busca enfatizar a importância da leitura e da escrita para a formação dos sujeitos. A proposta didática aqui apresentada foi elaborada tendo em vista sua aplicação no modelo de ensino remoto. A obra escolhida para este trabalho foi Guerrilha e Solidão, do escritor Valdomiro Martins, cuja temática central é a vida do negro escravizado no contexto regional do interior do Rio Grande do Sul. As atividades que compõem a sequência didática buscaram utilizar as tecnologias, especialmente às plataformas digitais e redes sociais virtuais, como ferramentas didáticas. A leitura é um processo muito importante na vida dos estudantes, mas requer uma prática que ajude o leitor a desenvolver o gosto pela leitura. Tendo isso em vista, a sequência didática presente neste trabalho foi pensada com o objetivo de estimular o leitor a desenvolver novas práticas de leitura. Além disso, buscou-se adaptar as atividades para o ensino remoto, uma vez que essa modalidade tem se imposto como um grande desafio para professores e alunos na pandemia de Covid-19.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras – Português – EaD

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
JAQUELINE MEDIANEIRA SCHEFFER DE MORAES.pdfJaqueline Medianeira Scheffer de Moraes 2021318.5 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???